Cronograma estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí prevê equipes atuando no local aos sábados e domingos.
A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí assumiu os trabalhos de limpeza dos chamados 'piscinões' do Córrego do Turi, com objetivo de oferecer uma rotina mais intensa de manutenção e preservação da área. Até então, de acordo com o contrato celebrado quando da construção das estruturas, tal serviço era de responsabilidade da construtora que executou as obras.
Neste último fim de semana, entre sábado (19) e domingo (20), equipes da Prefeitura Municipal estiveram no local com maquinário adequado como retroescavadeira, trator e caminhões, e realizaram 123 viagens de remoção de detritos diversos, arrastados pelas águas.
"A manutenção será preventiva, regular e focada nos períodos que antecedem as épocas chuvosas do ano. O 'piscinão' é uma obra que veio para resolver o problema e precisa ter uma limpeza que acompanhe seu tamanho e importância", explica Claude Mary de Moura, titular da pasta de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana.
Os serviços passam a ser realizados atendendo novo cronograma e preveem trabalhos aos fins de semana – como aconteceu desta vez –, em ocasiões com excesso de acúmulo de detritos. "Ainda assim, o mais indicado é que este tipo de trabalho aconteça nos períodos secos, aumentando a efetividade com o desassoreamento adequado", reforça a Prefeitura, em nota.
Ao todo, o complexo de 'piscinões' do Córrego do Turi conta com três imensos reservatórios de detenção de água. Os dois primeiros, agora, estão sob a gestão da Prefeitura de Jacareí. O terceiro será repassado em breve, tão logo detalhes finais da obra sejam concluídos e entregues.
Vereador denunciou à Defensoria
falta de manutenção em 'piscinão'
Três dias antes de a Prefeitura de Jacareí iniciar os trabalhos no 'piscinão' do Turi, localizado às margens da Rodovia Nilo Máximo, na altura do bairro Jardim do Marquês (região leste), o vereador Luís Flávio Dias (PT) protocolou na Defensoria Pública de São Paulo uma representação para que a atual administração providenciasse com urgência a limpeza e o desassoreamento do local.
De acordo com sua assessoria, dias antes, o parlamentar esteve no local e constatou que a sujeira acumulada com mato, galhos e areia dificultava o represamento e a retenção de águas pluviais, fato que estaria causando enchentes com frequência "e prejudicando os moradores da região da rua Minas Gerais, na Vila Pinheiro, afirmou.
Segundo Luís Flávio, a avenida paralela ao 'piscinão' e a Rodovia Nilo Máximo também sofrem com constantes alagamentos, que interditam o trânsito por causa das enchentes que ocorrem no local.
"A falta de manutenção e acúmulo de areia dentro do 'piscinão' está desvirtuando o objetivo principal da obra, que é acabar com enchentes ao longo do córrego do Turi. Estamos cobrando que a prefeitura execute com urgência a limpeza e desassoreamento do local", afirmou o vereador.
No último sábado (19), Luís Flávio acompanhou pessoalmente o início da limpeza do 'piscinão'.