Por Redação em Segunda, 25 Setembro 2023
Categoria: Cidade

Justiça nega pedido de vereador para deixar o PSDB e não perder o mandato

A ação, com pedido de liminar, deu entrada no TRE-SP no dia 14 e foi rejeitada pelo relator do processo.  

A Justiça Eleitoral negou, preliminarmente, um pedido do vereador Rodrigo Salomon para deixar o PSDB 'por justa causa' e não perder o mandato na Câmara Municipal de Jacareí. A ação, com pedido de liminar, deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral no dia 14 de setembro e foi rejeitada pelo relator do processo, o desembargador Cotrim Guimarães.

A Corte deverá julgar o pedido em Plenário no prazo de 60 dias. Salomon já havia sido formalmente autorizado pelo partido a deixar o PSDB, mas, inseguro com as consequências do ato antes da 'janela eleitoral' de abril do ano que vem, preferiu procurar a Justiça.

No documento de 9 páginas apresentado à Justiça Eleitoral, ao qual o Diário de Jacareí teve acesso, Rodrigo Salomon faz um relato de sua trajetória política, desde sua primeira eleição, em 2016, até o rompimento com o prefeito Izaias Santana (mesmo partido). 

O vereador conta que durante campanha de 2020, o prefeito orientou os comissionados e filiados a não apoiarem a sua reeleição, tendo sido, inclusive, negado o acesso de sua equipe de trabalho à sede do PSDB. Ele diz ainda que em março de 2022, Izaias decidiu excluir seu nome de um grupo de WhatsApp da executiva municipal, além de trabalhar pela filiação de seu 'fiel-escudeiro' Edgard Sasaki ao partido tucano.

O fato motivou aumento da bancada do PSDB e a recomposição de membros das comissões temáticas da Câmara, que acabou deixando Salomon isolado das principais decisões da Casa. 

O vereador tem convite para se filiar ao PSD e concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário