Os dados são do Infosiga, plataforma digital ligada ao Governo do Estado de São Paulo, através do Detran-SP.
Jacareí encerrou o mês de novembro de 2024 reafirmando sua posição como a cidade mais segura no trânsito do Vale do Paraíba. A cidade destaca-se não apenas entre as com mais de 100 mil habitantes, mas também no grupo de municípios com população superior a 200 mil habitantes. Os dados são do Infosiga, plataforma digital ligada ao Governo de São Paulo, através do Detran-SP, que possui ferramentas como indicação de locais com maior número de acidentes e ranking das cidades com mais óbitos.
De acordo com levantamento, ao todo, no último ano, foram registrados dez óbitos em vias locais de Jacareí, número que posiciona o município à frente de importantes cidades da região, como Taubaté, que registrou 18 óbitos, e São José dos Campos, que somou 39 óbitos no mesmo período.
"Esse reconhecimento é resultado de ações integradas e bem planejadas. Não se trata apenas de educação para o trânsito, mas de intervenções consistentes na engenharia de tráfego, na modernização e no controle da sinalização, que resultaram em um trânsito mais seguro e eficiente para a população", afirma Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.
HISTÓRICO
Desde 2016, quando registrou 25 óbitos no trânsito, Jacareí vem mostrando avanços significativos nesse quesito. As melhorias começaram, efetivamente, a partir de 2017, primeiro ano das duas gestões consecutivas do atual prefeito, Izaias Santana (PSDB), devido a um conjunto de ações estruturadas que incluem educação para o trânsito, engenharia de tráfego, modernização da sinalização, controle de tráfego e a redução da velocidade média nas vias.
Em nota, a Prefeitura Municipal diz que Jacareí já havia alcançado esse destaque em outros momentos nos últimos oito anos, "consolidando-se como referência em segurança viária no Brasil", enfatiza.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, mais investimentos estão previstos em soluções inovadoras na cidade, buscando fortalecer ainda mais a segurança e a mobilidade.