Conselho terá composição paritária, entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e será constituído por 14 membros e seus respectivos suplentes.
Este Conselho terá composição paritária, entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e será constituído por 14 membros e seus respectivos suplentes, que serão nomeados e empossados com a formação de sete representantes do Poder Público Municipal e sete representantes da Sociedade Civil Organizada.
A eleição será para seis vagas habilitadas, distribuídas da seguinte forma: uma para o Movimento Negro, uma para a Organização Defesa das Mulheres, duas para Entidades Culturais nas Diversas Modalidades e duas para a Matriz Africana.
Eleitores de outros municípios não poderão votar. Para comprovar, o eleitor deverá apresentar, na seção eleitoral, o título eleitoral ou um documento oficial de identidade, como carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho.
CRITÉRIOS
O eleitor somente poderá votar em um candidato, nos segmentos: Movimento Negro e Organização Defesa das Mulheres. Se votar em dois ou mais candidatos de um mesmo segmento, o voto será anulado naquele segmento, permanecendo válido nos demais segmentos marcados de forma correta.
O eleitor poderá votar em dois candidatos nos segmentos: Entidades Culturais nas Diversas Modalidades e Matriz Africana. Em caso de rasuras, desenhos ou escritos realizados fora dos espaços demarcados na cédula eleitoral, o voto será inteiramente anulado.
OBJETIVOS
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí, pretende fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia, por meio de ações afirmativas, pautadas no Estatuto de Igualdade Racial.
Urnas de votação sãopreparadas em cerimônia pública
Nesta sexta-feira (26), foi realizada, na Prefeitura, a cerimônia de preparação das urnas que serão utilizadas na eleição dos representantes da sociedade civil, que irão compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR).
Durante a solenidade, presidida pela Comissão Eleitoral responsável pela organização do processo, foram verificados os interiores das urnas de lona, que foram encaminhadas para a Câmara Municipal, local da votação.
Durante a solenidade, presidida pela Comissão Eleitoral responsável pela organização do processo, foram verificados os interiores das urnas de lona, que foram encaminhadas para a Câmara Municipal, local da votação.
As urnas permanecerão guardadas até a eleição, marcada para este sábado (27), das 9h30 às 16h30, na Câmara. Na solenidade de preparação das urnas, estiveram presentes, além de membros da Comissão Eleitoral: os representantes das entidades candidatas, como testemunhas, Ederson Carlos Frederico Pereira (do Templo de Umbanda e Pejelança do Caboclo Terra Úmida - Lé Àsé Funfun Ajàgúnà – Matriz Africana) e José Antônio Alves (da Escola de Samba Unidos do Álcool – Entidade Cultural).
Após a checagem, as urnas foram lacradas com dois lacres, um de cor verde, inscrito "RASGUE", indicando o local em que os votos serão depositados depois de aberta a votação, e outra de cor vermelha, escrito "NÃO RASGUE", que deverá permanecer intocado durante toda a votação, sendo aberto apenas para apuração dos votos.