Com a medida, os proprietários agora podem realizar novas construções e comercializar legalmente os terrenos.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, assinou, na última quarta-feira (13), o Termo de Verificação de Obras (TVO) para liberação do conjunto habitacional Jardim Novo Amanhecer. Com a medida, os proprietários agora podem realizar novas construções e comercializar legalmente os terrenos.
A aprovação para implantação do bairro ocorreu na década de 1990 e, ao longo dos anos, passou por alterações de projeto. O loteamento conta, hoje, com 227 casas térreas, 116 lotes residenciais, cinco prédios e dois lotes de uso misto (residência/comércio).
CONGELADO
O bairro estava congelado desde 2015, por meio de uma ação judicial contra a cooperativa responsável pelo loteamento, que não havia executado todas as obras de infraestrutura aprovadas pela Prefeitura - e que deveriam ter sido realizadas antes da venda dos terrenos. Na ação, Prefeitura, Ministério Público, SAAE e Cooperativa firmaram acordo, que resultou no término das obras necessárias e liberação do local com a sua aprovação final.
"Nós acompanhamos de perto esse processo, que foi tratado como uma de nossas prioridades. Cobramos da cooperativa responsável pelo conjunto habitacional que todas as obras de infraestrutura fossem realizadas e assumimos as obrigações ambientais, pois esse era um compromisso com a população do Novo Amanhecer", explica Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.
MELHORIAS
No bairro, foram realizados serviços de terraplanagem, obras de drenagem, implantação de rede coletora de esgoto e de abastecimento de água, além de pavimentação e outros serviços complementares. Paralelo a isso, a Prefeitura de Jacareí se comprometeu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, a realizar o plantio de 2.337 mudas de árvores até dezembro deste ano, para finalização do processo de arborização do bairro.
Jd. do Marquês também está com
o processo de liberação avançado
Outro bairro que está com o processo de liberação avançado, é o Jardim do Marquês. De acordo com a atual administração, a Prefeitura de Jacareí já realizou todas as obras de infraestrutura necessárias e solicitou judicialmente a sua liberação.
O processo conta com anuência do órgão técnico do Ministério Público, e aguarda decisão judicial. Para o prefeito Izaias Santana (PSDB), encerrar essa demanda desbloqueia o crescimento do bairro.
"É fundamental que os adquirentes dos imóveis possam utilizá-los de forma plena. Esperamos que a Justiça decida logo sobre a liberação do Jardim do Marquês e que seja deferido, ao loteador, o ressarcimento de todo o valor investido pelo Munícipio", explica.