Lei complementar determina que a mudança seja implementada em todos os municípios até 1º de janeiro de 2026.
A Prefeitura Municipal anunciou que, partir de 15 de dezembro, empresas e prestadores de serviço de Jacareí deverão emitir as notas fiscais eletrônicas exclusivamente por meio do NFS-e Nacional, sistema emissor da Receita Federal.
Como o município deixará de ser o emissor das notas fiscais, o sistema municipal SIAP (acessado via aba 'ISSQN' no site da Prefeitura) permanecerá ativo apenas para a emissão das guias de recolhimento do ISS (prestador/tomador).
A mudança ocorre em cumprimento à lei complementar n° 214 de 2025, que determina que a mudança seja implementada em todos os municípios até 1º de janeiro de 2026.
Ainda de acordo com a atual administração, a antecipação da data prevista na lei é um grande ganho que o Município e os contribuintes terão, pois já estarão operando no novo sistema antes da implementação conjunta em todo o território nacional, no dia 1° de janeiro. A adesão antecipada do município ao sistema foi comunicada a um grupo de contadores, no mês passado.
SUPORTE
A partir de 15 de dezembro, os contribuintes de Jacareí passarão a utilizar também o suporte técnico da Receita Federal (documentações técnicas e biblioteca completa com os manuais e informações). À Prefeitura caberá, unicamente, o apoio técnico com a equipe de fiscais.
Também já está disponível o ambiente de testes do NFS-e Nacional, no qual os contribuintes poderão fazer as seguintes simulações:
- Emissão da NFS-e Nacional;
- Validação das integrações de sistemas próprios (ERP);
- Identificação de eventuais ajustes antes do início oficial;
- Familiarização com o novo modelo sem impacto fiscal real.
Essa etapa é essencial para garantir uma transição segura e sem inconsistências no período de obrigatoriedade. A Prefeitura de Jacareí informa ainda que a adequação à reforma tributária garantirá a regularidade nos repasses ao município nos próximos anos.
SERVIÇO
NFS-e Nacional
Criado em 2022, o NFS-e Nacional segue padrão instituído pela Receita Federal e pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), compreende a Reforma Tributária sobre o Consumo ao melhorar a padronização de documentos fiscais e a integração entre os entes federativos.