Produtora de celulose, empresa busca alcançar a meta de ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Suzano reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, equidade e inclusão e celebra a data com histórias de mulheres que estão à frente de cargos operacionais da empresa.
Um dos compromissos firmados, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), é aumentar em 30% a representatividade feminina em cargos de liderança até 2025, visando assegurar a participação das mulheres e a promoção da igualdade de oportunidades.
Em 2023, a empresa alcançou 24,9% de mulheres em cargos de liderança (gerência funcional e acima). Essa evolução contínua tem garantido mulheres em posições de liderança em diversas áreas, incluindo os setores operacionais.
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa FSB em 2023, apontou que as mulheres ocupam 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira. O dado deixa ainda mais evidente a importância das iniciativas da Suzano.
"Na Suzano, temos um direcionamento que diz que 'só é bom para nós se for bom para o mundo', e este compromisso com a diversidade é fundamental para que a empresa continue fortalecendo sua cultura organizacional e promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas", relata Aline Carvalho, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
Essa jornada de inclusão é impulsionada por programas e iniciativas que reforçam o compromisso da empresa com a diversidade e equidade de gênero, além de oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional. Entre elas, está o 'Programa D+', que impulsiona a carreira de mulheres e pessoas negras. Já o programa 'Trainee', voltado para a capacitação de recém-formados, atingiu uma representatividade feminina de 74% em 2023.
Outro destaque foi o programa 'Jovens Executivos', voltado à aceleração de carreira de talentos do mercado, para que ocupem cargos estratégicos na Suzano, que em 2023 alcançou 73% de mulheres entre as pessoas aprovadas. Além disso, a participação em organizações como o Movimento Mulher 360, Rede Mulher Florestal e ONU Mulheres consolida a empresa como referência na promoção da igualdade de oportunidades e em um ambiente de trabalho inclusivo.
PERSONA
Na unidade da Suzano em Jacareí, Maria Tereza Figueroa, coordenadora de Segurança do Trabalho da unidade, é uma, dentre os vários exemplos de liderança feminina em cargos operacionais.
A coordenadora destaca sua visão de liderança, a importância do cuidado com as pessoas e da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. "Como líder mulher, envolvida diretamente na operação de uma indústria, dentro de uma empresa centenária, acredito que represento a força da tradição aliada à inovação."
Maria Tereza relata que, em um ambiente que ainda é majoritariamente masculino, o acolhimento, o apoio contínuo e o respeito da sua equipe e da Unidade a fortalecem como líder. "Que continuemos a crescer e a prosperar juntos, fortalecendo ainda mais nossa cultura de cuidado e colaboração mútua" finaliza.
SERVIÇO
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Saiba mais na página: https://www.suzano.com.br/