Por Redação em Quinta, 30 Mai 2024
Categoria: Cidade

Fazenda solar amplia fornecimento de energia de fontes renováveis em Jacareí

Unidade é a 11° fazenda em operação no Brasil, com capacidade produtiva de 3,5 Megawatt Pico.  

A LUZ, fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia, inaugurou na última terça-feira (28) mais uma fazenda solar, agora na cidade de Jacareí, na região do bairro Varadouro. Com 5.400 placas fotovoltaicas, a unidade, localizada em uma área de 11,48 hectares, tem capacidade de produção de 3,567 MWp (Megawatt Pico), o que apoiará a estratégia da empresa em levar uma fonte de energia renovável e uma nova forma de consumo consciente para moradores e pequenos comerciantes de todo o estado.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

A medida é garantida pela Lei nº 14.300, vigente desde janeiro de 2022, e possibilita a transferência da titularidade das contas de energia elétrica para o consumidor-gerador. Na prática, isso significa que o morador ou pequeno comerciante, ao optar pela empresa como fornecedora de energia, passa a receber na sua residência e/ou comércio energia de fonte renovável, gerada em fazendas solares como essa em Jacareí, mas com diferenciais de serviço que garantem maior controle de gasto e economia de até 20% na fatura mensal.

Com a nova unidade de Jacareí, a fornecedora passa a ter 11 fazendas operacionais, em um projeto com 22 fazendas solares, que juntas fornecem energia para mais de 750 cidades, em quatro estados do Brasil.

De acordo com a empresa, a nova fazenda coloca o município numa posição econômica ainda mais relevante no estado, com a geração de empregos diretos e indiretos, além de apoiar a preservação do meio ambiente, evitando assim que a emissão de 632 kg de gás carbônico CO² seja liberado por ano na atmosfera, o equivalente a 1.752 árvores da Mata Atlântica, ou um hectare de mata preservada — proporcional a uma campo de futebol.

Projeto inaugurado em Jacareí faz
parte do plano de expansão da LUZ

O projeto inaugurado em Jacareí faz parte do plano de expansão da empresa LUZ, fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia, que estima atender 100 mil beneficiários até o final de 2024, transacionando 150 megawatts (MW) por meio de geração distribuída (GD) em todo o Brasil neste período.

A companhia, que atua desde 2022, reinventou a forma de comprar, controlar e pagar pelo consumo de energia, de forma 100% digital, via app, e inteligente, com um dispositivo de desenvolvimento próprio.

Com modelo de geração distribuída compartilhada, a LUZ mantém sua geração de energia solar própria nas chamadas 'fazendas solares'. É delas que a empresa fornece energia para residências e pequenos comércios de baixa tensão.

Ao fazer a mudança de fornecimento para a fornecedora, o consumidor passa a ter instalado gratuitamente em sua/seu residência/comércio o Medidor Inteligente, que é feito com tecnologia de ponta, conectado à internet, via wi-fi, e acoplado ao quadro de energia do imóvel. Logo, os sensores do medidor identificam o comportamento de cada equipamento elétrico e enviam as informações simultaneamente para o aplicativo da LUZ, disponível para celulares Android ou IOS. Nele, o usuário tem visibilidade do seu consumo de energia elétrica em tempo real.

COMO MIGRAR
Para realizar a migração, basta que o consumidor acesse o site da empresa (www.sualuz.com.br), faça a simulação de economia e contrate em três cliques, tudo de forma digital. Após a contratação, o cliente receberá uma fatura única todos os meses, e o medidor inteligente será instalado por um técnico especialista, rapidamente e sem mudanças na fiação interna.

SERVIÇO
Sobre a LUZ
A LUZ é uma fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia. Presente em mais de 750 cidades brasileiras, atende clientesde baixa, média e alta tensão em diversas distribuidoras. Com dez fazendas solares, em um projeto de 22, a empresa se prepara para chegar a 100 mil beneficiados até o final de 2024 e planeja continuar expandindo suas operações, considerando a luz como um bem essencial. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário