Por Redação em Quarta, 01 Fevereiro 2023
Categoria: Cidade

Escolas Estaduais de Jacareí organizam acolhimento de estudantes e professores

Tapete vermelho, contação de histórias e até escola de samba fazem parte da programação.

A proximidade do retorno às aulas da rede estadual de São Paulo, em 3 de fevereiro, tem intensificado o trabalho dos estudantes acolhedores nas escolas da Diretoria de Ensino de Jacareí. As unidades se mobilizam para receber os veteranos e novos estudantes com empatia, envolvimento da equipe gestora, vídeos, entre outras atividades.

O planejamento para dar as boas-vindas ao ano letivo na E.E. Professora Alcina Moraes Salles, no bairro Igarapés (região oeste), reuniu os estudantes acolhedores durante o recesso. A diretora Vera Lúcia Valadão de Mello Santos conta que a equipe é formada por 18 alunos dos ensinos fundamental e médio.

"Iniciamos as reuniões com os estudantes acolhedores na semana passada. Nestas orientações eles apresentam dinâmicas para que o acolhimento seja o mais confortável possível. Neste ano, foi trabalhado também o amadurecimento da abordagem, pois os alunos também serão os responsáveis em acolher os professores", explica.

A diretora considera que o acolhimento é a palavra-chave para protagonismo dos estudantes. "A nossa ideia é que possamos demonstrar aos professores o quanto eles são imprescindíveis para a comunidade escolar. Serão recebidos com tapete vermelho, símbolo que traduz a importância deles para o desenvolvimento moral e acadêmico da escola", finaliza.

A estudante Carla Ramos, 15 anos, faz parte da equipe e define o aluno acolhedor como um representante da equipe de gestão. "A gente recebe os alunos de maneira que se sintam confortáveis e entendam que estamos lá para ajudar em qualquer necessidade", comenta.

ESCOLA DE SAMBA
Na E.E. Professora Alcina Moraes Salles, a entrada estará enfeitada com bexigas, banner de boas-vindas, tapete vermelho e até a apresentação da bateria de uma escola de samba do município. A organização conta, ainda, com um café diferenciado para a socialização dos estudantes, professores e equipe gestora.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Na E.E. Benedicto Mauro, no Jardim Paraíba (região central), a equipe gestora e os alunos acolhedores preparam uma contação de histórias e apresentações musicais interpretadas pelos próprios estudantes do acolhimento. A escola fez uma parceria com os 'Doutores Coloridos', uma ONG de intervenções artísticas de Jacareí, com o intuito de fortalecer a formação de alunos solidários, autônomos e competentes.

A dirigente de ensino de Jacareí, Thaianne Margarida Santiago Bernardino, reforça a importância do acolhimento e principalmente o empenho dos diretores, equipe de gestão e a participação dos estudantes no processo.

"Os estudantes acolhedores trabalham em completa integração com a direção e gestão das escolas da rede estadual. Eles exercem o protagonismo do jovem dentro das escolas e auxiliam na interação social dentro do ambiente escolar. O trabalho é direcionado tanto para os alunos quanto para os professores. É um abraço de boas-vindas e uma prévia das boas realizações que teremos no ano letivo", avalia.

"Tenho certeza de que teremos um 2023 de muitas conquistas na rede estadual de São Paulo. Nosso foco será em garantir uma base pedagógica forte, com excelência nos resultados, para tornar São Paulo referência em educação para todo o país", afirma o secretário estadual da Educação, Renato Feder. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário