Serão agremiações: Estrela Cadente, Jacarezão, Santa Helena e Unidos do Álcool; Luz do Amanhã fica fora por questão documental.
O desfile das escolas de samba de Jacareí durante o Carnaval 2026 será realizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, neste domingo (15), a partir das 20h. O trecho do evento fica próximo à Estação Rodoviária. Quatro agremiações participam: Estrela Cadente, Unidos do Jacarezão, Unidos de Santa Helena e Unidos do Álcool. A tradicional Luz do Amanhã fica fora por questão documental (leia abaixo).
A definição do local ocorreu após novo diálogo entre a Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural de Jacarehy e as agremiações carnavalescas, atendendo também a manifestações da população. Nas redes sociais, a mudança foi amplamente defendida por internautas que acompanham e prestigiam o Carnaval da cidade.
Inicialmente, o desfile estava previsto para a Avenida Mário Covas, mas a proposta foi reavaliada. Em nota, a administração municipal informou que a decisão reforça a diretriz de escuta ativa e de construção coletiva do Carnaval, "com o objetivo de adequar o evento às expectativas dos moradores, sambistas e do público em geral", completa.
De acordo com a Fundação Cultural de Jacarehy, a Avenida Davi Lino já foi palco dos desfiles no Carnaval de 2025, o que proporciona conhecimento prévio da área e facilita o planejamento operacional.
A autarquia também informou que, para a edição de 2026, estão previstas melhorias na estrutura do evento, com avanços especialmente nas áreas de segurança, acessibilidade e conforto, tanto para o público quanto para as escolas de samba.
AUSÊNCIA
A tradicional escola de samba Luz do Amanhã, com sede no bairro Jardim da Indústrias (região leste), não participará do desfile em 2026. A agremiação foi considerada inabilitada no âmbito do Edital nº 12/2025, da Fundação Cultural, que trata do apoio às escolas de samba para o Carnaval.
Em esclarecimento encaminhado ao Diário de Jacareí, a Fundação informou que a inabilitação ocorreu devido à ausência da certidão de tributos federais e da certidão de tributos mobiliários, documentos exigidos pelo edital e não apresentados dentro do prazo estabelecido.