Desde a última sexta-feira (16), as chuvas intensas, seguidas de ventos fortes, provocaram estragos em várias regiões da cidade.
De acordo com o órgão, a forte chuva registrada na sexta-feira provocou pontos de alagamento nas regiões do Rio Comprido, Vila Ita e no Jardim Santa Maria. Ainda no mesmo dia, foram registradas duas quedas de árvores no Santa Maria. Apesar das ocorrências, não houve registro de desabrigados ou desalojados.
No sábado (17), não foram contabilizadas novas ocorrências relacionadas às chuvas. As equipes da Prefeitura mantiveram o monitoramento preventivo ao longo de todo o dia, acompanhando as condições climáticas e as áreas consideradas de risco.
Já no domingo (18), foi registrado um deslizamento de terra em um trecho da calçada da Avenida Major Acácio Ferreira às margens do Rio Paraíba, em frente a um hotel e nas proximidades da ponte do São João. Em razão do ocorrido, o local foi interditado e segue com restrições nesta segunda-feira (19).
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está realizando os procedimentos necessários para a manutenção da tubulação de água existente no local afetado. Após a conclusão dessa etapa, a Secretaria de Infraestrutura dará início aos serviços de recomposição do talude.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas atingidas e orienta a população a acionar os canais oficiais em caso de novas ocorrências.
ALERTA
Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região de São José dos Campos e do Litoral Norte paulista tem potencial para chuvas intensas, com acumulados de mais de 50 milímetros (mm), mesmo patamar que levou a enchentes na região na semana passada.
O alerta se estende até a capital paulista, onde dois carros foram arrastados para um dos rios que alimentam o Pinheiros, na zona sul da cidade. Em um dos veículos havia duas pessoas, um casal de idosos. O homem, Marcos da Mata Ribeiro foi encontrado morto na sexta-feira. Sua esposa, Maria Deusdete da Mata Ribeiro, está desaparecida.
As regiões norte e noroeste do estado, abrangendo São José do Rio Preto, Franca e cidades próximas, têm alerta de tempestades, com possibilidade de queda de granizo, chuva e ventos intensos. O alerta se estende a toda a faixa oeste de Minas Gerais e recomenda evitar o trânsito durante as chuvas.