O debate e a votação da matéria pelos vereadores aconteceram durante a sessão de Câmara da última quarta-feira (8).
A proposta da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSD), que pretendia instituir uma política permanente de castração de cães e gatos em Jacareí, foi rejeitada por sete votos contrários e cinco favoráveis. O debate e a votação da matéria pelos parlamentares aconteceram durante a sessão de Câmara realizada na última quarta-feira (8).
O projeto foi recusado pelos vereadores Edgard Sasaki e Maria Amélia (ambos do PSDB), Paulinho do Esporte e Paulinho dos Condutores (ambos do Podemos), Valmir do Parque Meia-Lua (PP), Roninha (Cidadania) e Juliana da Fênix (PL).
Recentemente, Sônia deixou a base de apoio do governo Izaias Santana (PSDB) para se filiar ao PSD, que tem como pré-candidato a prefeito o também vereador Rodrigo Salomon. Rodrigo também fez parte da base de apoio de Izaias e só conseguiu se desfiliar do partido tucano no ano passado sem perder o mandato, apoiado por uma decisão da Justiça.
No início de abril de 2024, dias antes do fechamento da 'janela eleitoral' para troca de partidos, a vereadora criticou o governo municipal ao demonstrar seu descontentamento com o que chamou de falta de apoio à causa animal durante os mais de sete anos que permaneceu na base de sustentação do governo no Legislativo.
Segundo Sônia Patas, a rejeição à proposta votada durante a sessão demonstra o retrocesso das políticas públicas voltadas à causa animal em Jacareí.
"O prefeito se importa tanto com a causa animal que parou de fazer campanhas de castração desde setembro de 2023. Os animais estão se procriando e a população de cães e gatos nas ruas cresce de maneira exponencial na cidade. Castrar os animais é o mínimo que a Prefeitura deveria fazer, mas não faz", afirmou Sônia a Tribuna.
Prefeitura diz que mutirões
serão retomados em maio
Procurada pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, a Prefeitura Municipal informou nesta seta-feira (10) que os mutirões de castração de cães e gatos em Jacareí serão retomados no próximo dia 25 de maio. De acordo com o governo atual, o contrato com a empresa responsável pelos trabalhos encerrou em fevereiro, 'e agora serão reiniciados com outra'. "A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana depende da formalização do contrato e da liberação do Conselho de Medicina Veterinária", informa.
Ainda de acordo com a pasta, o último mutirão foi realizado nos dias 12, 13 e 17 de fevereiro deste ano, na sede da própria secretaria, fato que contradiz a informação prestada pela vereadora que afirmou que as ações deixaram de acontecer desde setembro de 2023.
BALANÇO
O Diário de Jacareí apurou ainda que sete mutirões de castração de cães e gatos foram realizados ao longo de 2023. Eles ocorreram entre os meses de fevereiro e setembro em bairros distintos, de todas as regiões da cidade, atendendo em média cerca de 300 animais ao custo médio mensal de R$ 20 mil.