Nas redes sociais, uma grande maioria entre internautas reprovava a decisão anterior que definia a Avenida Mário Covas como local.
Inicialmente, o desfile estava previsto para a Avenida Mário Covas, mas a proposta foi reavaliada. Com a mudança, "a administração municipal reforça a diretriz de escuta ativa e de construção coletiva do Carnaval, buscando adequar o evento às expectativas dos moradores, dos sambistas e do público em geral", diz em nota.
De acordo com a Fundação Cultural, a Avenida Davi Lino já foi palco dos desfiles no Carnaval de 2025, "o que proporciona conhecimento prévio da área e facilita o planejamento operacional", reforça.
a programação oficial
A escolha da Corte do Carnaval de 2026 abriu a programação oficial, no último dia 17, em Jacareí. O evento, que atraiu cerca de 500 pessoas, e foi realizado nas dependências do Bunkyo, no Jardim Esperança (região oeste), celebrou o samba e a participação popular junto à definição dos representantes que vão simbolizar o Carnaval ao longo do ano.
A Corte será representada pela rainha Mara Helen Lemos Baena e pelo rei Momo Anderson da Conceição Rodrigues, ambos da escola de samba Unidos de Santa Helena.
O posto de primeira princesa ficou com Paula Ester Alcântara de Souza, da Estrela Cadente, enquanto Eduarda Rosa, da mesma agremiação, foi eleita segunda princesa. A escolha considerou critérios como desenvoltura, simpatia, comunicação e conhecimento sobre a cultura do carnaval.
ATIVIDADES DA CORTE
A Corte eleita terá papel ativo nas visitas aos ensaios das quatro agremiações carnavalescas de Jacareí, abertos às comunidades. Os encontros têm como objetivo reforçar o vínculo entre os representantes oficiais do Carnaval e as comunidades envolvidas nas festas populares, além de estimular a participação de moradores, foliões e divulgar a riqueza cultural do samba e do nosso carnaval.
AUSÊNCIA
A tradicional escola de samba Luz do Amanhã foi considerada inabilitada no âmbito do Edital nº 12/2025, da Fundação Cultural de Jacarehy, referente ao apoio às agremiações para o Carnaval 2026.
Em nota, a autarquia explicou ao Diário de Jacareí que a decisão ocorreu devido à ausência da certidão de tributos federais e da certidão de tributos mobiliários, documentos exigidos pelo edital e não apresentados dentro do prazo estabelecido.