O organismo internacional prepara um tratado sobre pandemias que pretende apresentar na Assembleia Mundial de Saúde, em novembro.
Surgimento de nova pandemia no mundo é inevitável e uma questão de tempo. A previsão é da diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão.
O organismo internacional prepara um tratado sobre pandemias que pretende apresentar na Assembleia Mundial de Saúde, em novembro. A ideia é criar um documento global para prevenir e agir no momento em que surgir um novo fenômeno pandêmico, como o novo coronavírus.
Simão afirma que é necessário reforçar o papel da OMS em situações de emergência de interesse público. Também deve-se criar uma série de formalidades para nortear os países e o setor privado num momento de uma pandemia mundial.
A diretora-adjunta destacou que depois da gripe espanhola, a pandemia de Covid-19 foi a mais impactante e gerou a constatação de que o mundo precisa acordar. Em suas palavras, afirmou: "A gente vê que não foram afetados apenas os países em desenvolvimento. O mundo todo foi atingido e ninguém estava preparado".
Mariângela Simão destacou que a Assembleia Mundial de Saúde será oportunidade para debater questões sobre as variantes do novo coronavírus e a distribuição de vacinas. Um dos temas centrais é a variante Delta, presente em 188 países, e a necessidade de acelerar a vacinação global.