Ler é exercitar nosso mais impressionante mecanismo físico: o cérebro
Um fato precisa ser encarado com urgência e seriedade. Aumenta o nú-mero de tentativas de suicídio entre a população jovem no Brasil. Religio-sos, professores, treinadores esportivos e profissionais da área de psicolo-gia, confirmam essa tendência e atribuem parte da culpa 'à solidão eletrô-nica' provocada pela onipresença dessa faixa etária nas redes sociais.
Por isto, em Jacareí vemos com esperança o esforço na implantação de projetos que unem todas as secretarias municipais na busca de soluções coletivas, que levem ao encontro da auto-afirmação, conhecimento e par-ticipação social construtiva.
Um desses é o incentivo à leitura, este ano com ênfase na matemática, numa segunda fase do bem-sucedido 'Jacareí Cidade Leitora', iniciado ano passado pela Secretaria Municipal da Educação. A leitura, base de todo aprendizado, sofre ao longo de anos distorções injustificáveis numa ver-dadeira campanha de terrorismo psicológico. Gente que jamais se dedicou aos livros é induzida a comentar que 'não gosta de leitura'.
Ler é exercitar nosso mais impressionante mecanismo físico: o cérebro que, talvez por ser gratuito e universal, é usado em menos de 15% de sua capacidade. Mesmo assim, é maravilhoso quando usufruído corretamente e autodestruidor quando relegado à inação.
Em outubro teremos nova edição da Flij (Feira Literária de Jacareí), um grande evento parte de um pacote de ações que oferece gratuitamente cultura, arte, entretenimento, esporte, lazer e turismo. Há incentivo aos estreantes nesses setores, complementado por financiamentos, cursos, oficinas e espaços para conquista e acompanhamentos de resultados.
Informe-se, seja você jovem ou maduro, se for interessado num futuro melhor para si ou para seu dependente; leia!
A leitura é o investimento em que todos ganham. Principalmente quem pode perder o controle de si por falta de orientação amiga, e clama por ajuda a ponto de tentar dar cabo da própria vida.
É a nossa opinião.