Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 06/10/2017 às 14h48
Campo da Saudade


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O burgomestre visitou recentemente a Academia Jacarehyense de Letras e aproveitou a ocasião para expor sua fé inquebrantável no potencial turístico da antiga sesmaria de Antônio Afonso. Para exemplificar sua tese, o alcaide citou adequadamente o Cemitério do Avareí.

Ao atravessar o majestoso portão branco, o turista adentra a alameda principal (onde se localizam os jazigos das mais seletas e tradicionais famílias locais) e logo percebe estar em campo santo – as grandes placas retangulares do piso de concreto são pintadas alternadamente de amarelo e branco, as cores do Vaticano.

O sítio de repouso dos mortos reflete claramente a estratificação social afonsina: à esquerda da entrada, jazem os ricos e famosos. Os túmulos do século retrasado revestem-se de eterno mármore de Carrara e carregam interessantíssimas inscrições em português arcaico. Crianças falecidas são referidas carinhosamente como ‘inocentes’.

Estátuas angelicais circundam os restos mortais do Barão de Jacareí, os paroquianos homenagearam o Cônego José Bento com inolvidável obelisco e o túmulo do educador Nogueira da Gama é abrigado sob a Virgem dentro de rústica gruta. É uma obra de arte seguida de outra.

Os jazigos da família Gomes Leitão são esculpidos com o crânio da caveira acima de dois ossos cruzados, um símbolo nem sempre ligado à pirataria, pois também é referência de coragem e do sagrado Monte Gólgota, onde Jesus Cristo foi crucificado. A concentração de velas coloridas no local demonstra que tal imagem perturbadora atrai despachantes de trabalhos espirituais.

O perfil alegre e pitoresco do brasileiro igualmente se manifesta. Alguns sepulcros com escudos de times de futebol mostram que ali repousam torcedores fieis até a morte. O fusqueiro vidrado registrou o inconfundível desenho do veículo na lápide. A autoridade orgulhosa do cargo está fardada e identificada como ‘Polícia Rodoviária Federal’.

Além de dezenas de heróis expedicionários, no flanco direito do cemitério, o Mausoléu dos três mártires da Revolução Constitucionalista emociona os patriotas.

As quadras Esperança e Amor Materno, onde são sepultadas as crianças, são ornadas de detalhes também comoventes, como um cata-vento verde, figurinhas de colecionar e frases como ‘devolvemos a Deus a joia que Ele nos emprestou’.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: