[[date:%A, %d %B %Y]]

Um Ed Wood típico: ruim e ótimo

Um Ed Wood típico: ruim e ótimo

Não acaba aí: depois, temos o defunto que levanta do caixão e conforta os clientes. É Ed Wood na veia aos que sabem da fama de 'O Pior Diretor do Mundo'.

O grande momento de 'Noite das Assombrações' (1959), de Ed Wood, é a sessão espírita comandada por Dr. Ácula (sacou o trocadilho?): sentados, estão Ácula, na ponta, do lado direito os 'fregueses' que buscam informações dos mortos, e do esquerdo 3 caveiras com perucas - no desenrolar 'surgem' fantasmas: um que toca corneta (efeito especial: pendurá-la num fino barbante), o outro está coberto pelo lençol branco.

Não acaba aí: depois, temos o defunto que levanta do caixão e conforta os clientes. É Ed Wood na veia aos que sabem da fama de 'O Pior Diretor do Mundo'. A sequência é tão insana que aceitamos logo porque sabemos quem comanda. O filme demorou mais de 20 anos para finalizar a edição por falta de grana. O roteiro mostra um grupo de investigadores tentando solucionar o caso da casa mal-assombrada onde mora Dr. Ácula.

Descobrem que o sujeito é charlatão e rouba cadáveres. Nem tudo é o que parece. Há fantasmas de verdade que rondam a mansão! 'Noite das Assombrações' (na íntegra no youtube) é tão ruim que acabou virando pérola. As filmagens foram as mais caóticas possíveis: o cast estava desanimado, o dinheiro havia acabado e a principal estrela de Wood morrera 3 anos antes: Bela Lugosi. Wood não veria o produto final - faleceu em 1978 sem editar - seus fãs fizeram isso e o lançamento se deu em 1987. Wood teve vida 'burlesca': gostava de se vestir de mulher - quase foi expulso de casa pelo pai -, mas não era gay.

Em 1941, alistou-se nos fuzileiros navais, participou de combates no Pacífico. Por baixo do uniforme usava sutiã e calcinha vermelhos. Sua equipe de filmagem era tão extravagante quanto: Tor Johnson, gigantesco astro da luta livre, Bunny Breckinridge, homossexual com sonho de trocar de sexo, e Criswell, vidente que errava previsões (aparece visivelmente bêbado no início e no fim de 'Noite de Assombrações' e nem disfarça que lê cartazes à sua frente).

Wood ressuscitou a carreira de Lugosi, que vivia num miserê, esquecido pelos estúdios, viciado em morfina, heroína. Atuou em dois filmes do diretor. Duração: 69 minutos. Cotação: ruim (e ótimo). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection