Segunda, 27 Setembro 2021

Delegado, professor e escritor

BlogsPersonagem

Delegado, professor e escritor

Na região foi fundador do Curso de Letras da FEA - Faculdade de Educação e artes da Univap  

Mineiro de São Tomás de Aquino, onde nasceu em 5 de abril de 1925, Antônio Ravanelli, Filho Brilhante homenageado hoje, viveu a maior parte da vida em Jacareí. Antes da formação acadêmica, que teve início em Belo Horizonte e conclusão em São Paulo, foi seminarista, por influência da família.

Formou-se em Letras Clássicas – Grego Latim e Português – e cursou a Faculdade de Direito da USP até o 4º ano. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fundação Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos.

Ravanelli igualmente destaca-se pelos livros que escreveu. Em coautoria com outros professores, foi coautor da obra em quatro volumes intitulada 'Iniciação aos estudos de Língua Portuguesa', utilizada por muitas escolas públicas e particulares na formação didática dos alunos. Em 1997 publicou, em parceria com alunos do curso de letras, dois livros da área: 'Latim Vivo e Glossário', com vocábulos arcaicos do Português. A mesma obra foi reeditada mais tarde por duas vezes com outras parcerias. Em 2012 escreveu 'Língua Portuguesa – Estudos fonéticos', em parceria com Camila Marson e Aline de Paula Sá.

Na região foi fundador do Curso de Letras da FEA - Faculdade de Educação e artes da Univap - Universidade do Vale do Paraíba, também de São José dos Campos. Respeitado por seus conhecimentos em latim e português, lecionou por 45 anos na universidade joseense.

O professor dedicou parte de sua vida ao campo do Direito, como assessor jurídico para a linguagem forense. Assim que se formou em Direito na Capital passou em concurso para delegado de polícia e foi nomeado para Santa Isabel, porém optou por residir em Jacareí. Em 1970 assumiu, como delegado de trânsito a Ciretran de Jacareí.

Em 2021 tornou-se patrono da cadeira nº 34 da Academia Jacarehyense de letras que será ocupada pelo pré-acadêmico Celso Luís Vasques, coautor desta biografia do 'Emérito professor', outro merecido título concedido pela mesma Univap. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection