Publicidade
Quarta-feira, 19 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 17/05/2019 às 16h01
Vacinação cívica
A Redação / Diário de Jacareí

Há seres vivos cuja existência significa risco para todos nós. Feras, animais peçonhentos, vírus, inimigos... Acredita-se que eles estão aí para que nos aperfeiçoemos como habitantes deste planeta azul. A pergunta: ‘por que, então, não nos aperfeiçoamos?’  

Não bastasse voltar o sarampo, febre amarela, dengue, zica, chikungunya, H1N1, vem agora o mosquito ‘Haemogogos’ com a novidade: o vírus ‘mayaro’; mais perigoso, porque, além de ‘derrubar’ o infectado pondo sua vida sob risco, não possuímos vacina de prevenção. Em Jacareí, a dengue assuta. Não há número exato, mas o que temos já merece preocupação.

Igualmente, não tínhamos até pouco tempo no país a noção exata do mal atribuído a outro ‘vírus’ muito mais danoso pela abrangência do estrago que provoca: o vírus da corrupção. Detectados seus efeitos já em estado adiantado, ainda não produzimos antivírus eficaz que possa pelo menos ir reduzindo seus efeitos gradativamente.

Apesar das heroicas tentativas de extirpá-lo, são muito fortes seus efeitos espalhados por toda a nação. E já se percebe que ele contra-ataca de maneira feroz e inventa de tudo para voltar a dominar a situação.

Alguns ‘remédios fortes’ foram produzidos com adesão de autoridades sérias e boa parte de eleitores conscientes que agiram de forma corajosa e pioneira; aqui e ali já podemos ver resultados que nos dão esperança de melhoras.

Porém, se o descuido na vacinação, alimentação, higiene e bons hábitos podem facilitar o fortalecimento dos vírus tradicionais acima citados, também, a falta de vigilância, de prevenção e de espírito patriótico é uma porta aberta para o danoso fortalecimento dos ‘mosquitos humanos’ corruptos e corruptores.

Os vírus encubados sempre voltam mais fortes. Basta observar para perceber que as diversas espécies de corruptores já tentam nos dominar outra vez. Precisamos de uma vacina cívica forte e eficiente para impedir nova ação destruidora.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: