Publicidade
Quinta-feira, 20 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 29/06/2015 às 17h02
Só falta o nariz
A redação / Diário de Jacareí

As pessoas que estão endividadas com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí por estarem em atraso com suas contas de água, agora já podem respirar aliviadas, pois a autarquia está concedendo anistia de multa e juros de mora de débitos relativos a tarifas de água e esgoto. A medida é válida para dívida com vencimento até 31 de dezembro de 2014, e beneficia débitos de imóveis de todas as categorias.

Mas o benefício não para por aí, pois a dívida poderá ser paga em até 100 parcelas mensais, com juro de 1% ao mês, com uma entrada no valor de 10% do débito. Agora, só não acerta sua situação e limpa o nome quem não quiser, porque o negócio é do tipo ‘de pai para filho’.

Lógico que muitas pessoas não efetuaram o pagamento de contas atrasadas por estarem passando por momentos difíceis na área financeira, mas muitas outras não pagaram porque sabem que mais cedo ou maios tarde receberão as benesses do governo.

Diante dessa anistia, o cidadão que honra seus compromissos e paga suas contas em dia está com ‘cara de bobo’, como se tivesse fazendo papel de idiota.

A medida adotada confirma que o calote compensa. A questão de tudo isso é fazer caixa, sendo melhor receber uma parte da dívida do que ficar sem absolutamente nada. Esse tipo de benefício não é exclusividade de Jacareí, pois ocorre por muitas outras cidades por este país afora, numa verdadeira anarquia com o dinheiro público.

O cidadão que se esforça todo mês para manter suas contas em dia deve considerar a medida como algo absurdo. Por essas e outras, aumenta cada vez mais a descrença nos órgãos públicos. Se todas as pessoas que pagam em dia as tarifas e impostos decidissem também não pagar mais nada a partir de agora, a administração pública estaria num beco sem saída. Com certeza, numa situação extrema dessa, não haveria anistia nenhuma.

Enquanto esses devedores (voluntários ou não) são beneficiados por iniciativas como essa, os cidadãos que procuram levar suas contas na ponta do lápis, pagando tudo em dia, ficam agora se perguntando: afinal, o que somos?

É a nossa opinião. 

 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

20 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: