Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 21/09/2020 às 14h06
Se a vacina não chegar, 2ª onda da Covid no Brasil começará em março, diz estudo
Sig Eikmeier / Agência Rádio2
Ilustração
Ilustração
Modelos matemáticos mostram que a segunda onda do coronavírus no Hemisfério Norte será ainda mais forte que a primeira

Os casos de Covid-19 devem diminuir a partir de outubro no Brasil e no Hemisfério Sul, em razão da proximidade do verão. Ao mesmo tempo, a chegado do inverno no Hemisfério Norte poderá provocar aumento dos registros da doença.

Análise da Universidade Federal Fluminense indica que infecção por coronavírus segue a mesma sazonalidade de outras doenças respiratórias, como H1N1 e gripe influenza. O coordenador do estudo na universidade, professor Marcio Wanatabe, explicou em entrevista à Agência Brasil que existe um período do ano em que transmissão dessas doenças é maior e, no Brasil, isso ocorre entre o outono e o inverno.

A sazonalidade costuma ser confirmada após alguns anos de incidência, quando é possível acumular dados das taxas de contágio e internação. No entanto, com a Covid-19, em menos de um ano já foi possível identificar os picos da doença, em razão da grande quantidade de informação produzida por diversos países durante a pandemia.

De acordo com o professor Watanabe, os modelos matemáticos mostram que a segunda onda do coronavírus no Hemisfério Norte será ainda mais forte que a primeira. A estimativa se baseia no fato de a primeira onda ter se iniciado no fim do período sazonal e logo ter sido interrompida, senão teria sido tão forte como a do Brasil.

Já a segunda onda da doença no Hemisfério Sul e em território brasileiro terá menor intensidade e deverá começar a partir da segunda metade de março do ano que vem, afirma o pesquisador. Ele também acredita que é possível que ela nem ocorra, se a vacina contra a Covid-19 já estiver disponível para a população.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: