Publicidade
Sábado, 24 de Julho de 2021 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 22/06/2021 às 08h05
Santa Casa de São José realiza, pela primeira vez, o procedimento OCT
A Redação / Assessoria de Imprensa
Divulgação
Divulgação
Com equipe da Santa Casa qualificada para esse tipo de intervenção, o procedimento foi um sucesso, com duração de cerca de uma hora e alta hospitalar do paciente no mesmo dia

A Hemodinâmica da Santa Casa de São José dos Campos realizou, no último dia 14, procedimento inédito no Vale da Paraíba. Trata-se da OCT, cuja sigla em inglês significa tomografia de coerência óptica (Optical Coherence Tomography).

O exame - nova modalidade de imagem intravascular - é utilizado de maneira complementar durante um cateterismo cardíaco ou angioplastia coronária.

A OCT pode ser indicada para a melhor quantificação da gravidade e extensão da obstrução coronária (entupimento da artéria do coração) ou na melhor identificação da placa responsável por um infarto, situações nas quais o cateterismo cardíaco com Raio-X apresenta limitações.

O procedimento auxilia no planejamento e no implante ótimo do stent coronariano, por permitir o dimensionamento adequado do vaso a ser tratado e, desta maneira, possibilitando a escolha ideal do stent. Estudo preliminares sugerem que pacientes submetidos à angioplastia coronária com stent auxiliada pela OCT apresentaram melhor evolução clínica do que aqueles pacientes onde não foi utilizada esta tecnologia.

Com equipe da Santa Casa qualificada para esse tipo de intervenção, o procedimento foi um sucesso, com duração de cerca de uma hora e alta hospitalar do paciente no mesmo dia. Vale ressaltar que durante a OCT também foi realizado o exame RFR – Abbott®️ (Resting full-cycle ratio/proporção do ciclo completo de repouso), ou seja, foram dois procedimentos em um só.

Acompanhados de técnicos de enfermagem e enfermeiros, o cardiologista intervencionista e responsável do setor de Hemodinâmica da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Ciro Jones Cardoso e o cardiologista intervencionista, Dr. Fabio Kanamaru, foram os responsáveis pela realização da OCT.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 JUL
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Logos e Certificações: