Publicidade
Domingo, 17 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 16/10/2019 às 10h09
Queda de juros aumenta a procura por portabilidade de financiamentos imobiliários
Milena Abreu / Agência Rádio2
Ilustração
Ilustração
Os principais bancos têm anunciado reduções nas taxas para a compra da casa própria

A Selic começou 2019 em 6,5% ao ano e está, hoje, em 5,5%. A taxa, que é definida pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, é considerada a os juros básicos da economia brasileira e serve de referência para taxas de juros do mercado financeiro. Quando ela cai, portanto, tende a derrubar outras taxas.

E é isso o que sido observado, por exemplo, nos juros dos financiamentos imobiliários. Os principais bancos do país têm anunciado reduções nas taxas para a compra da casa própria.

Dados do Banco Central mostram que os juros médios cobrados pelos bancos para financiamento imobiliário ficaram na média de 8,9% em agosto. A taxa média era de 9,5% no final de 2018 e de 11% no final de 2017.

Como consequência da queda dos juros, aumentou a procura pela portabilidade desse tipo de financiamento. Ao transferir a dívida entre instituições, o consumidor renegocia taxas, pode melhorar as condições do empréstimo e economizar dinheiro, ao diminuir o valor das parcelas.

Segundo o Banco Central, os pedidos de portabilidade efetivados este ano cresceram 102% em relação ao ano passado. De janeiro a agosto, foram feitas 1.605 portabilidades de financiamentos imobiliários, mais que o dobro das 794 registradas no mesmo período de 2018.

Vale lembrar que a portabilidade de crédito pode ser feita em diversas modalidades, não apenas de financiamento da casa própria. Podem ser transferidos, por exemplo, financiamentos veiculares e empréstimos pessoais ou consignados.

Para fazer a mudança de um contrato de um banco para o outro, o consumidor deve ir até a agência onde fez o empréstimo e solicitar o saldo devedor e os dados do contrato.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: