Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 13/11/2020 às 08h23
Quase 150 milhões de brasileiros elegem, dia 15, novos prefeitos e vereadores
Umberto Ferreti / Agência do Rádio2
Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil
Neste ano, a eleição começará mais cedo, às 7h, e terminará às 17h.

Cerca de 150 milhões de brasileiros devem ir às urnas, neste domingo (15), para eleger novos prefeitos e vereadores, em quase seis mil cidades. O voto para prefeito conta com dois dígitos, e o para vereador com cinco dígitos.

Quem tem mais de 18 anos é obrigado a votar. Já pra quem tem 16, 17, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos o voto é opcional.

PREVENÇÃO
Neste ano, a eleição começará mais cedo, às 7h, e terminará às 17h. E entre 7h e 10h, pessoas com 60 anos ou mais terão prioridade.

Essas medidas foram adotadas para preservar a saúde dos eleitores, por conta da pandemia. Também para evitar contaminação, é recomendado que cada um leve sua própria caneta, pra assinar a ficha de presença.

E, é claro, o uso da máscara será obrigatório. Haverá marcações no chão para garantir o distanciamento nas filas e será oferecido álcool em gel.

Não é necessário apresentar o título de eleitor, mas sim um documento original com foto.

Nesse caso, porém, é importante que o cidadão saiba os números da zona e da seção eleitoral, que podem ser consultados pela internet. Esses dados também estão disponíveis no aplicativo de celular e-Título.

Ainda por causa da pandemia, o uso da biometria foi cancelado, assim como a decisão de suspender o título de quem não fez o cadastro. Porém, quem já estava com o título suspenso não pode votar.

JUSTIFICATIVA
Quem estiver fora da cidade considerada domicílio eleitoral deverá fazer a justificativa presencialmente, em um local de votação, ou pelo aplicativo e-Título, que levanta a informação sobre a localização do eleitor.

Se não justificar a ausência no dia, o cidadão terá mais 60 dias pra fazer o procedimento, via internet ou em um cartório eleitoral, mediante a apresentação de documentos que comprovem aquela justificativa.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais o candidato a prefeito que ficar em primeiro não conseguir mais da metade dos votos, haverá segundo turno, marcado para o dia 29.

Mais informações estão disponíveis no site www.tse.jus.br.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

04 DEZ
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: