Publicidade
Domingo, 18 de Agosto de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 25/11/2016 às 12h09
Promessas (humanas) x boca entortada pelo cachimbo (exatas)
A Redação / Diário de Jacareí

A indústria da microrregião de Jacareí fechou 1.850 postos de trabalho em 12 meses com queda de 12,63%. “O número é a substância de todas as coisas”, disse Pitágoras. “Deus usou a matemática para criar o mudo”, falou Platão. O conceito de Deus ser um matemático nasceu com Arquimedes, endossado por Galileu, que afirmou ser a ciência do cálculo o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo. Devemos entender essa ideia não para provar que o Criador faz tudo com os números, mas sim que os usa como uma das ferramentas. Existem outras.

Os matemáticos e estatísticos radicais pensam diferente e desprezam as ciências humanas. Porém, não usam matemática para explicar, por exemplo, o amor, a meteorologia a corrupção e a política. Assim, namoro (humanas) x realidade da vida a dois (exatas); previsão do tempo (exatas) x chuva inesperada (humanas); pesquisa (exatas) x resultado das urnas (humanas); promessas de campanha (humanas) x gestão (exatas) possuem dinâmicas nada numéricas.

O mundo nestes últimos dias tem-se confirmado matematicamente ao mostrar as coisas como elas são e não como foi prometido nas campanhas. Trump, nos EUA, não vai processar Hillary e nomeia mulheres (uma delas indiana) no primeiro escalão; não construirá o novo muro da vergonha (humanas) x seus eleitores que protestam nas ruas contra a humanização do líder (exatas); Dória, em São Paulo, manterá velocidade baixa em parte da marginal Tietê (humanas) x protestos dos motoristas (exatas).

Jacareí não é diferente do mundo. Então, por que esperar grande redução de secretarias, avanços nas áreas de saúde, segurança e da educação, apesar da falta de recursos e da surpresa que logo causará a herança do endividamento do município?

O Brasil, com sua carga problemática histórica, está sujeito às leis universais que regem a dicotomia bem-mal, situação-oposição, mudança x boca torta pelo uso do cachimbo, emprego-desemprego. Resta-nos esperar que as estatísticas sejam contrariadas pelo lado humano da sorte. Deus pode mesmo ser brasileiro (o diabo nem tanto). Sobra-nos a atitude bem humana de esperar. Sempre.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 AGO
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: