Sábado, 28 de Março de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 26/02/2020 às 17h57
Prefeitura suspende atividades em dois EducaMais para suporte a desalojados
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/Defesa Civil
Divulgação/Defesa Civil
No Igarapés (região oeste), a chuva provocou desmoronamento e a lama invadiu residências

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria Municipal de Educação, suspendeu as atividades em duas unidades do EducaMais (Centro e São João). Inicialmente, as atividades estarão suspensas nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira).

De acordo com a atual administração, a intenção é deixar os dois espaços que possuem ginásios esportivos cobertos devidamente preparados para eventual suporte aos desalojados pelas chuvas que caíram na cidade nas últimas horas. No início da tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura havia informado que as 108 pessoas oficialmente desalojadas foram transferidas para casas de parentes. 

Inicialmente, a suspensão das atividades nos EducaMais Centro e São João servirá, também, para o recebimento de móveis e objetos das pessoas atingidas pelas chuvas, que provocaram estragos em, ao menos, 40 bairros em Jacareí. 

BALANÇO
Um balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, no início da tarde desta quarta-feira de cinzas (26), informa que o total estimado de imóveis atingidos é de 64 casas. Foram registrados 28 pontos de alagamentos e não houve vítimas. 

As águas da chuva também ajudaram a elevar o nível do Rio Paraíba do Sul, chegando a 1,16 metros. De acordo com a Defesa Civil, o alerta é dado com 1,60 metros, ou seja, tecnicamente o nível das águas do rio que corta o município está a 44 cm do estado de ‘atenção’. 

No início da tarde, durante entrevista à Rede Vanguarda, o prefeito Izaias Santana (PSDB) informou que dois bairros da região oeste estavam entre os mais afetados pelas chuvas; Vila Ita e Veraneio Ijal. “Infelizmente, são problemas crônicas da cidade que precisamos resolver”, afirmou. 

De acordo com o prefeito, as ocorrências registradas são, em sua maioria, taludes mal feitos ou muros de arrimos que foram insuficientes para conter a força das águas. Segundo Izaias, obras realizadas no Córrego do Turi, que corta praticamente toda a cidade, ajudaram a evitar um cenário ainda pior. “Se não tivéssemos feito os piscinões do Turi, a tragédia seria grande em razão do volume de água. Choveu de ontem para hoje, mais do que um mês inteiro”.

Izaias salientou que obras por toda a extensão do Córrego do Tanquinho, responsável pelos alagamentos em boa parte dos bairros da região oeste, serão realizadas num prazo de dois anos. “Temos uma licitação internacional pronta para fazer a drenagem, mas, enquanto isso, temos que resolver os problemas pontuais”, completou.

Entre os bairros também atingidos pelas chuvas e com registro de ocorrências em Jacareí estão Rio Comprido e Cidade Salvador (região leste), Cidade Nova Jacareí e Bandeira Branca (região oeste), Vila Guarani (região central) e o Jardim Colinas, na região sul da cidade. 

Previsão é de mais chuva para os próximos dias

A previsão é de novos períodos de chuva para os próximos dias em Jacareí. De acordo com a Prefeitura Municipal, a frente fria irá atuar entre os dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), deixando o tempo chuvoso ‘com altos acumulados’, reforça. A previsão é de que durante a próxima madrugada o tempo chuvoso seja de longa duração e com intensidade, chegando a 70mm em algumas regiões.

Na sexta-feira (28), as instabilidades diminuem, porém ainda há risco de ocorrências, devido ao solo encharcado. No sábado (29) e domingo (01/03), a cidade seguirá com tempo instável, com chuva ao longo do dia. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 MAR
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: