Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 24/02/2021 às 08h16
Prefeitura confirma primeiro caso de variante do novo coronavírus em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Ilustração
Ilustração
Até o momento, esse é o único caso de variante da Covid-19 registrado em Jacareí

A Prefeitura Municipal de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, confirmou, na terça-feira (23), o primeiro caso de uma variante do novo coronavírus na cidade. De acordo com a atual administração, uma idosa, de 73 anos, foi diagnosticada com a variante inglesa. 

A paciente teve a doença confirmada em 5 de janeiro, após contato com um parente que estava nos Estados Unidos. Ela teve contato com um parente, vindo de Detroit, no dia 20 de dezembro de 2020. Após apresentar sintomas da doença, a mulher fez o teste (PCR) no dia 5 de janeiro de 2021, que confirmou a infecção por Covid-19.

Em nota, a Prefeitura de Jacareí informa que a idosa teve sintomas leves, como tosse, febre e dor de garganta, e já se recuperou da doença. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Instituto Adolf Lutz encaminha exames de Covid-19, por meio de amostragem, para o Instituto de Medicina Tropical (USP), que fica responsável por realizar o sequenciamento genético. O resultado, comprovando o caso da nova cepa de Covid-19, foi comunicado à Prefeitura de Jacareí no dia 17 de fevereiro, que investigou, desde então, o histórico da paciente. 

Até o momento, esse é o único caso de variante da Covid-19 registrado em Jacareí.

Brasil registra 204 casos
de variantes da covid-19

O Ministério da Saúde afirmou que tem monitorado o surgimento de variantes da covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde, foram registrados 204 casos de variantes do vírus SARS-CoV-2 no Brasil. Os dados vão até 20 de fevereiro de 2021.

O levantamento identificou no Brasil 20 casos da variante britânica da covid-19, sendo 11 em São Paulo, seis na Bahia, dois em Goiás e um no Rio de Janeiro. Já a variante P1, encontrada pela primeira vez em Manaus, está presente em 184 casos identificados no país: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).

O Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira (23/2) uma nota técnica  para os estados e para o Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de Saúde estaduais, para monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: