Publicidade
Domingo, 21 de Abril de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 04/02/2019 às 10h26
Prefeitura confirma distribuição de carnês do IPTU para fim de fevereiro
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
A previsão é de entrega de mais de 98.500 carnês do IPTU em Jacareí

A Prefeitura de Jacareí anunciou que iniciará a distribuição dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no município até o final do mês de fevereiro. O pagamento do Imposto e da Taxa de lixo, referentes ao exercício fiscal de 2019, poderá ser realizado em todas agências bancárias e lotéricas. Os boletos têm vencimento no dia 15 de março deste ano. A previsão é de entrega de mais de 98.500 carnês.

Pelo terceiro ano consecutivo, o prefeito Izaias Santana (PSDB) decidiu por não reajustar no valor cobrado pelo IPTU em Jacareí. Em 2017, em seu primeiro ano de governo, ele cancelou o reajuste projetado pelo governo anterior e, nos anos seguintes, manteve o índice no mesmo patamar. 

Em outubro de 2018, ao anunciar o 'congelamento', Izaias disse ao Diário de Jacareí que a medida se justificava mais uma vez pelo próprio mercado imobiliário que ainda não conseguiu chegar aos níveis da Planta Genérica de Valores, que foi revisada em 2014 e provocou elevados reajustes na cobrança do imposto no ano seguinte.

“O mercado imobiliário ainda não está devidamente aquecido para compensar o aumento que foi dado em 2014. Essa valorização imobiliária é sempre o patamar que a prefeitura deve acompanhar para corrigir esses índices. Quando você corrige só em razão do período inflacionário, ignorando o movimento do mercado imobiliário, você deixa de tributar a propriedade e avança sobre o patrimônio, a renda das pessoas. E, num segundo momento, ainda não terminamos a revisão dos excessos", comentou.

DESCONTOS
A Secretaria de Finanças, Rossana Vasques, esclarece que além de não reajustar o imposto, a prefeitura também continua com as oportunidades de desconto para os munícipes. “Se o pagamento da taxa for realizado em parcela única, o desconto será de 5%. Porém, se o contribuinte estiver em dia com as obrigações tributárias municipais, o desconto será de 10% no pagamento à vista”, comentou.

Além disso, salientou que o contribuinte poderá parcelar o valor em até dez vezes, se o montante da parcela for maior que R$ 67,11 equivalente a um VRM (Valor de Referência do Município). É necessário que o contribuinte esteja com o cadastro atualizado na prefeitura para receber corretamente o carnê do IPTU. O munícipe deve comparecer ao AtendeBem, que funciona das 7h às 18h, e está localizado no térreo do Paço Municipal.

INTERNET
A versão online do IPTU estará disponível no site da Prefeitura a partir do dia 20 de fevereiro. Além disso, os interessados também podem comparecer ao AtendeBem para imprimir uma segunda via do boleto.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 ABR
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: