Publicidade
Segunda-feira, 17 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 30/12/2018 às 17h02
Populares e imprensa ficam sem acesso a ensaio final antes da posse em Brasília
A Redação / Diário de Jacareí
DJ/Imagem
DJ/Imagem
Ao fundo, a Catedral Nacional de Brasília de onde sairá o cortejo presidencial na abertura do evento de posse do presidente Jair Bolsonaro no dia 1º de janeiro

Populares que circulavam pela Esplanada do Ministérios e parte da imprensa não puderam acompanhar o segundo e último ensaio para a cerimônia da posse presidencial que acontece na tarde desta terça-feira, dia 1º de janeiro, em Brasília. O Diário de Jacareí e a Rádio Piratininga de São José dos Campos estão na capital do país e acompanham o ambiente para a posse do Presidente de República, Jair Bolsonaro. As reportagens são do jornalista Angelo Ananias.

Ao longo de domingo (30), o preparativo final para a cerimônia tomou boa parte do eixo monumental, desde a Catedral Metropolitana de Brasília até o Palácio do Planalto. As quatro 'barreiras' que foram instaladas no local, e que serão utilizadas no esquema de segurança no dia primeiro, também estavam montadas e obstruindo a passagem de 'curiosos'. Somente oficiais e pessoal de serviço tiveram acesso aos trabalhos, que se encerraram por volta das 16h debaixo de um sol forte e temperatura de 32 graus. 

Parte dos oficiais de todas as forças de segurança que farão parte do esquema da posse participaram das atividades em terra e pelo ar, com sobrevoos de helicópteros da Força Aérea Brasileira. Não há informação oficial se o cortejo presidencial, conduzindo Bolsonaro e seu vice Mourão, e esposas, será feito em veículos abertos ou fechados. 

Turistas de todas as partes do país estão em Brasília. Um grupo de ciclistas de Juiz de Fora-MG, cidade onde o então candidato Jair Bolsonaro sofreu um atentado a faca um mês antes das eleições, passou pela Esplanada dos Ministérios e disse ter votado em Bolsonaro; eles estão otimistas sobre o novo governo.

As principais vias que dão acesso à Esplanada dos Ministérios estão com trânsito bloqueado desde o sábado (29). Quem desembarca no Terminal Rodoviário, que fica numa das pontas do eixo e quiser acompanhar a solenidade, terá que andar alguns metros a pé. Veículos de passeio e ônibus estão proibidos de circular pelo trecho, que só será liberado ao longo do dia 2 de janeiro (quarta-feira), um dia depois da posse.

No dia 1º de janeiro, não poderão ser conduzidos à Esplanada dos Ministérios bebidas alcoólicas, garrafas, guarda-chuva, fogos de artifício, apontadores a laser, animais, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones e até carrinhos de bebês. 

Avisos com o 'pode e não pode' para o evento da posse estão sendo distribuídos em todos os pontos de comércio e, especialmente, na rede hoteleira da capital federal. 

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DA POSSE PRESIDENCIAL

14h45 - Desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional;

15h00 - Abertura da Sessão Solene de Posse no Plenário da Câmara dos Deputados;

15h45 - Término da sessão solene na Câmara dos Deputados;

16h10 - Cerimônia de Execução do Hino Nacional, seguida de salva de tiros e revista de tropas, na rampa do Congresso Nacional;

16h25 - Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto;

16h30 - Chegada do cortejo ao Palácio do Planalto;

16h40 - Recebimento da faixa presidencial, seguida de pronunciamento oficial à Nação;

17h00 - Cumprimentos dos Chefes de Governo e de Estado;

17h00 - Posicionamento da imprensa credenciada para o Palácio Itamaraty no térreo do Palácio Itamaraty;

17h30 - Cerimônia de nomeação dos ministros no Salão Nobre do Palácio do Planalto;

18h15 - Fotografia oficial no Salão Oeste do Palácio do Planalto;

18h45 - Partida do cortejo presidencial para o Palácio Itamaraty;

19h00 - Recepção oferecida pelo presidente Jair Bolsonaro e primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio Itamaraty;

21h00 - Término da recepção.

Esta cobertura tem o apoio comercial da Mundo Smiles Turismo. Ligue e confira a melhor opção em pacotes de viagens neste verão: 3953-4462, em Jacareí. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: