Publicidade
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 09/11/2019 às 13h45
Pediatras devem incentivar o consumo de peixe por crianças
A Redação / Assessoria de Imprensa
Ilustração
Ilustração
Potenciais benefícios à saúde estão associados ao consumo de peixe, incluindo a prevenção de distúrbios alérgicos

O consumo de peixes por crianças deve ser incentivado, aponta um relatório técnico, publicado on-line no Pediatrics (revista médica especializada). O objetivo do documento foi levar aos pediatras informações sobre pesquisas que elucidassem os riscos e os benefícios à saúde infantil associados ao consumo de peixes e moluscos.

Os pesquisadores destacam que peixes e frutos do mar têm um perfil nutricional favorável em comparação com outras proteínas animais e são uma boa fonte de proteínas magras, cálcio, vitamina D e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa ômega-3 (n-3 LCPUFAs).

Potenciais benefícios à saúde estão associados ao consumo de peixe, incluindo a prevenção de distúrbios alérgicos. Foram encontrados resultados mistos ou nulos em estudos que avaliaram os efeitos do consumo infantil de peixes e/ou n-3 LCPUFAs no tratamento de sintomas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, depressão, doença alérgica, crises inflamatórias intestinais, desenvolvimento cognitivo, hiperlipidemia e prevenção ou tratamento da hipertensão. Para algumas doenças, a suplementação de óleo de peixe pode beneficiar crianças com níveis abaixo da média de n3-LCPUFAs.

“Devido à presença de substâncias tóxicas nos peixes, muitos recursos acessíveis fornecem orientações sobre quais espécies limitar ou evitar. Certas espécies podem ser uma fonte de metilmercúrio, o que pode danificar o sistema nervoso em desenvolvimento no útero. Os peixes capturados em água doce podem ter altas concentrações de poluentes”, informa o pediatra homeopata, Moises Chencinski.

O documento incentiva os pediatras a perguntarem às famílias sobre o consumo de peixes. Para a maioria dos tipos de frutos do mar, os benefícios nutricionais superam os riscos, apesar de serem potencialmente mais alergênicos.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

14 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: