Publicidade
Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 28/05/2021 às 14h41
Oportunidade única de gerar empregos
A Redação / Diário de Jacareí

O secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, comentou em entrevista ao Jornal da CBN projetos de sua pasta que contemplam em especial o Vale do Paraíba. A notícia é das melhores para nossa região detentora de potencial turístico, mas sem investimentos que nos levem a resultados satisfatórios. 

Turismo e viagens é um ramo difícil para resultados em curto prazo porque não depende apenas de esforços locais. Sem a cooperação de outras cidades que forneçam visitantes necessários, nada se consegue. Preparar um ponto turístico exige sintonia com empresas e prefeituras. Assim, um trabalho conjunto orquestrado pelo Estado, poderia proporcionar demandas interessantes.

Há possibilidades de iniciativas próprias municipais. Segundo Lummertz, a preparação de profissionais do ramo é o primeiro passo que pode ser dado já. Formar o pessoal da base é esteio para fixar um local como ponto turístico.

O cantor Renato Teixeira, autor da música ‘Romaria’ tentou implantar o projeto ‘Caminho da Fé’. Uma trilha para romeiros unindo as cidades de Pirapora a Aparecida, sem os riscos da Via Dutra. Alguns prefeitos prometeram aderir, mas ficou na promessa; outros disseram que iriam ‘estudar’, mas não responderam, e um terceiro grupo não quis nada com a ideia. Tudo resultou em iniciativa tímidas de algumas cidades. Não vingou.

Há quem se gabe de Jacareí, por exemplo, que nos 500 metros que ligam o Viveiro ‘Seu Moura’, no Campo Grande, ao Largo da Matriz há pelo menos oito pontos de turismo que dá para visitá-los a pé, fora tantos outros. Seria um aperitivo a executivos que se hospedam alguns dias nos hotéis da cidade. Só que não há quem se interesse em ciceroneá-los; nem o pessoal da hotelaria. 

Portanto, a iniciativa do Estado deve ser pensada, aplaudida e incentivada já, pelos moradores do Vale. Isto para que, passando a pandemia, tudo não caia novamente no esquecimento. É um momento bem-vindo à geração de empregos.

É a nossa opinião. 

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: