Domingo, 08 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 02/12/2016 às 14h48
O país tem combustível suficiente para chegar ao destino?
A Redação / Diário de Jacareí

Reinaldo Polito, considerado desde muitos anos “o Pelé do ensino da oratória” (ele chegou, certa época, a preferiu ser “o Ronaldo, por causa da perspectiva da Daniela Zicarelli”, brincava), diz que para falar em público um exemplo é o jogador de futebol, pois “nas entrevistas não exalta a si, e sim a equipe, nunca agride verbalmente colegas nem adversários e jamais canta vitória antecipadamente”.

O futebol demonstra-nos que sua influência em nossas vidas vai além do relacionamento social. Isso se vê agora nas manifestações comoventes às vítimas do desastre aéreo que vitimou parte da equipe da Chapecoense, profissionais de imprensa e tripulação: uma pequena equipe de futebol catarinense torna-se motivadora internacional da solidariedade entre países. No restante do Brasil, a Chapecoense passa a ser a segunda equipe do coração dos torcedores.

Nosso país tem jeito, pois mesmo centrado na dor da catástrofe o cidadão zelava pelo novo Brasil ao perceber que o inimigo estava agindo. Buscava-se na calada da noite manobras na Câmara e no Senado para aprovar ou tentar aprovar leis absurdas que favoreçam criminosos. Imediatamente o povo reagiu contra, fez panelaço e convocou para as ruas. Continua de plantão.

Ângelo Ananias, diretor do Diário de Jacareí, foi colega de duas das vítimas fatais, os jornalistas Paulo Júlio Clement e Deva Pascovic (trabalharam juntos na TV Manchete e CBN). Ele avalia como ‘incalculável’ para o jornalismo esportivo todas as perdas no desastre. Como um todo, a tragédia é mais emblemática. É um símbolo de quantas mortes a má condução impune do país vem causando ao enfraquecer a saúde, e aumentar a pobreza e o desemprego com roubos de bilhões em dinheiro público. Os ‘do mal’ continuam tentando parar as investigações e retardar punições.

Aqueles passageiros alegres e cheios de sonhos que embarcaram em Cumbica, segunda-feira (28), lembra-nos o Brasil ‘país do futuro’ que também sonhávamos em nossa infância. A realidade de hoje, entretanto, embaçada pela neblina da crise e pilotada por sanguessugas da má política não constava daquelas esperanças.

Tomara que a nova tripulação, a quem estamos entregues, tenha combustível suficiente para levar-nos ao destino seguro. ‘Jesus!’

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

08 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: