Publicidade
Sábado, 08 de Maio de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 30/04/2021 às 13h34
No mês mais letal da pandemia, Jacareí registra quase 100 mortes em abril
A Redação / Diário de Jacareí
Ilustração
Ilustração
As mulheres são maioria em relação aos óbitos ocorridos em abril em Jacareí, 57 contra a morte de 49 homens

A cidade de Jacareí está fechando abril como o mais letal até aqui em pouco mais de 13 meses de pandemia da Covid-19. O munícipio registra a triste marca de quase 100 mortos nesse mês em decorrência da doença. Até a quinta-feira, dia 29 (data do fechamento desta edição), das 470 mortes por causa do coronavírus, 96 delas aconteceram ao longo do mês, uma média de 3,31 mortes por dia. 

Os números fazem parte de um levantamento do Diário de Jacareí, que leva em conta a data exata da morte do paciente acometido pela doença e sua confirmação oficial pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. Nesse levantamento, foram descartados os números informados ao longo de abril, que traziam também o registro de óbitos que ocorreram em março, conforme a própria Prefeitura deixa claro em seus informes diários.

O dia com o maior número de mortes no mês - o pior de toda a pandemia -, foi em 19 de abril, quando 15 pessoas foram vítimas da doença em Jacareí, entre elas um menino de apenas 8 anos. Nessa data foram registrados oito óbitos de mulheres e sete de homens. 

FAIXA ETÁRIA
As mulheres são maioria em relação aos óbitos ocorridos em abril em Jacareí, 57 contra a morte de 49 homens. Em destaque, relação à faixa etária, foram quatro mortes de homens com idade de 74 anos, e entre as mulheres três com idade de 64 anos e outras três com 69. Mas homens mais jovens, com 35, 41, 42, 46 e 47 anos também faleceram em decorrência da doença na cidade.

Nesse sentido, Jacareí registrou em abril um número considerável de pessoas que perderam a vida e que estavam abaixo da linha dos 50 anos. Entre os homens foram registradas as mortes de três com 47 anos, dois de 46, um homem de 43, outro de 42 e um de 41 anos. E, confirmando: uma criança do sexo masculino, de apenas 8 anos, também foi levada pela Covid-19.

Entre as mulheres que perderam a luta contra a doença em abril, em Jacareí, estão três com idade de 64 e 69 anos, faixa etária que predomina em relação aos óbitos registrados nesse mês. Há, ainda, o registro de morte por Covid-19 entre mulheres ao longo do mês com idades de 38 anos (uma), 41 (uma), 42 (uma) e 50 anos (uma). 

OUTRO LADO
De acordo com a secretária municipal de Saúde, a médica Rosana Gravena, a alta taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 no mês de abril em Jacareí é um reflexo da situação de todo o país, ‘que infelizmente atingiu a marca de mais de 400 mil mortos’, afirma. “Porém, é notável que o perfil das pessoas que estão falecendo mudou, são pessoas muito mais novas que estão se tornando vítimas fatais da doença”, enfatiza. 

“Por isso, reforçamos reiteradamente para que a população continue tomando todos os cuidados necessários, utilizando máscara, álcool em gel e praticando o distanciamento social”, completa a titular da pasta.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

08 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: