Sábado, 15 de Dezembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 05/10/2018 às 16h13
Lideranças do 'Coração Valente' prometem desocupação de área até o fim de outubro
A Redação / Assessoria de Imprensa
Divulgação/CMJ
Divulgação/CMJ
O comandante da Polícia Militar em Jacareí, Adalto Martins (à dir.), durante encontro com representantes da associação e autoridades na sede do 41º BPM-I

Lideranças da Associação Quilombo Coração Valente afirmaram, nesta sexta-feira (5), que processo de retirada das 1.181 famílias de terreno particular de 870 mil metros quadrados, na região do Varadouro (divisa com São José), será concluído até 30 de outubro 'de forma pacífica e sem resistência'.

A informação foi apresentada em reunião realizada na sede do 41º Batalhão de Polícia Militar (BPM-I) entre o comando da corporação, Defensoria Pública, Ministério Público, advogados do proprietário da área, oficiais de justiça e o vereador Paulinho dos Condutores (PR), que representou o Legislativo Municipal.

“Quem tinha para onde ir já saiu ou está saindo para casa de parentes e amigos. O problema são os moradores que não têm para onde ir”, afirmou Elisângela Maria da Silva, presidente da associação dos moradores Quilombo Coração Valente.

Segundo os oficiais de justiça que participaram da reunião, o cumprimento do mandato de reintegração deverá seguir um cronograma de ações, com metas e datas de execução anteriores ao vencimento do prazo de desocupação. 

Na opinião da Defensoria Pública e do Ministério Público a Prefeitura de Jacareí tem responsabilidade para o acolhimento das famílias cadastradas pela associação que compartilham de inscrição em programas habitacionais do município através da Fundação Pró-Lar. 

“A Prefeitura tem o dever de apresentar alternativas (aos moradores de Jacareí que não têm para onde ir) porque se trata de um problema que interfere diretamente na vida pública e coletiva do município”, disse a promotora de Justiça, Elaine Taborda Ávila.

COM O PREFEITO
Na próxima segunda-feira (8) o vereador Paulinho dos Condutores e o comandante da PM de Jacareí, Adalto Martins da Silva, mediarão encontro com o prefeito Izaias Santana (psdb) a fim de delimitar propostas que possam ser apresentadas em novo encontro que será realizado em 15 de outubro para avaliar o andamento do cronograma de ações prévio à reintegração.

GOVERNO DO ESTADO
Em reunião realizada com os moradores em 24 de setembro, a Secretaria Estadual de Habitação se comprometeu a inscrever o movimento Quilombo Coração Valente no programa Parceria com Entidades 2018, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Quanto ao município, o prefeito de Jacareí se responsabilizou por cruzar os dados do cadastro das famílias inscritas pela associação com o cadastro existente na Fundação Pró-Lar. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: