Sábado, 15 de Dezembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 05/10/2018 às 17h23
Justiça condena ex-presidente da Câmara de Jacareí por improbidade administrativa
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/CMJ
Arquivo/CMJ
Diobel presidiu a Câmara Municipal de Jacareí no biênio 2009/2010

O ex-vereador Diobel de Lima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Jacareí no biênio 2009/2010, foi condenado por improbidade administrativa pela compra de 17 televisores para o Legislativo, em novembro de 2010. Diobel da Didol's como é conhecido, é candidato a deputado federal na eleição deste domingo (7) pelo Patriota, partido ao qual se filiou em 2017 após deixar o PSDB.

A sentença foi proferida pela juíza Rosângela de Cássia Pires Monteiro, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Jacareí no último dia 20 de setembro passado. O Diário de Jacareí teve acesso ao teor do despacho da magistrada na última terça-feira (2); cabe recurso. A decisão da Justiça não afeta a candidatura de Diobel à Câmara dos Deputados no pleito de 2018. 

A decisão obriga o ex-presidente da Câmara Municipal a pagar uma multa de cinco vezes o último salário que recebeu como vereador (pouco mais de R$ 5.500/mês), com correção monetária, e foi proferida em ação de improbidade promovida pelo Ministério Público. 

Segundo a magistrada, a aquisição dos aparelhos foi supérflua e infringiu o princípio da moralidade administrativa, por não atender o interesse público. Na época da aquisição, Diobel justificou a compra alegando que precisava mobiliar o novo prédio do anexo ao Legislativo de Jacareí.

MINISTÉRIO PÚBLICO
O Promotor de Justiça José Luiz Bednarski, que promoveu a ação, comemorou o resultado, porém informou que já recorreu para agravar a pena. "O preço foi superfaturado, houve evidente má-fé para lesar o Erário e o dano causado aos cofres públicos foi superior a R$ 80 mil, o que deve ser levado em consideração", afirmou.

O Diário de Jacareí apurou que Diobel ainda não foi intimado da decisão e da apelação interposta pelo Ministério Público. 

A reportagem tentou contato com o ex-vereador em seu escritório, na terça-feira (2), mas não obteve retorno. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: