Domingo, 25 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 01/06/2020 às 18h18
Jacareí retoma cobrança por vaga de estacionamento em via pública
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
A cobrança de estacionamento rotativo em Jacareí (Área Azul) estava suspensa desde o início da quarentena, em 23 de março

O serviço de monitoramento do estacionamento rotativo (Área Azul) voltou às suas atividades normais a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho, em Jacareí. A suspensão da cobrança estava em vigor desde 23 de março, quando começou a quarenta em São Paulo. 

Com a flexibilização da quarentena e a retomada gradual das atividades econômicas no município, como comércios de rua, shopping, escritórios e imobiliárias, o serviço volta a funcionar em seu horário habitual. O valor mínimo é de R$ 0,90 para 30 minutos e o máximo de R$3,60 para 120 minutos de utilização da vaga. São 1.154 vagas distribuídas por 48 vias.

De acordo com a Prefeitura de Jacareí, as monitoras de zona azul (responsáveis pela fiscalização) irão trabalhar com todos os EPIs necessários e atuarão, também, na higienização adequada dos parquímetros.

INTERNET
Outra opção prática e segura para o motorista é usar o aplicativo ‘Vaga Inteligente’. O App permite pagar, renovar e regularizar o tíquete de forma on-line, sem manuseio de moeda ou dinheiro, e está disponível gratuitamente para sistemas iOS e Android.

Desde 2019, parquímetros passaram
a aceitar cartões de débito e crédito 

Desde o dia 9 de dezembro de 2019, os usuários do sistema de estacionamento rotativo de Jacareí (Área Azul Eletrônica) podem usufruir de uma facilidade em 38 dos 56 terminais de autoatendimento, com o fim dos tíquetes de papel e possibilidade de pagamento com cartão de crédito e débito. A medida vinha sendo encaminhada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana junto à empresa Estapar, concessionária dos serviços no município.

De acordo com o titular da pasta, Edinho Guedes, a novidade não elimina o pagamento convencional através de moedas. “O uso de cartões de crédito ou de débito é apenas um serviço que está sendo ampliado, mas quem quiser continuar pagando com moedas poderá usufruir do serviço normalmente. A digitação dos dados constantes da placa garantirá que o veículo está regular”, esclarece. 

Os parquímetros contemplados têm teclado alfanumérico, fazendo com que os usuários cadastrem os dados da placa do veículo. Com esse processo, os motoristas não precisam retornar ao carro para colocar o comprovante de pagamento no painel ou para-brisas. Com o novo sistema, no momento do pagamento, a conferência ocorre de forma informatizada.

Além disso, serão aceitos cartões das principais bandeiras disponíveis no mercado: Visa, Mastercard, Maestro, Elo, entre outras. Os demais 18 parquímetros, instalados em Jacareí, seguirão aceitando apenas moedas. A opção de pagamento pelos cartões recarregáveis segue funcionando sem alteração e continuam sendo comercializados na Central de Atendimento ao Usuário ou direto com os orientadores do sistema.

SERVIÇO
CONFIRA AQUI UM RESUMO DAS REGRAS DE
FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Fica autorizada no Município de Jacareí, a partir de segunda-feira (1º de junho) e, a princípio por 15 dias, a retomada gradativa das seguintes atividades autorizadas nesta Fase 2 do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado: imobiliárias; concessionárias, escritórios, comércios e serviços; shopping center e centros comerciais. No entanto, não haverá abertura destes estabelecimentos aos sábados, domingos e feriados. 

Serão adotadas, nesta fase, as seguintes regras: horário de atendimento presencial ao público restrito ao período de segunda a sexta-feira de quatro horas seguidas por dia, sendo:

a) imobiliárias e escritórios, das 8 (oito) às 12 (doze) horas;

b) concessionárias, comércios, serviços, shopping center e centros comerciais, das 14 (quatorze) às 18 (dezoito) horas. 

Deverá ser respeitada a limitação da permanência de pessoas a 20% (vinte por cento) da capacidade do estabelecimento, mesmo em áreas externas ou abertas, mediante distribuição de senhas e espera em local aberto.

Demais estabelecimentos, como academias e salões de beleza, seguem o regime anterior e serão reabertos em outras fases, conforme estabelecido pelo governo estadual.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jacareí.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: