Publicidade
Sexta-feira, 05 de Março de 2021 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 22/02/2021 às 18h13
Jacareí reduz em quase 60% mortes no trânsito em 2020, aponta Infosiga
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Trânsito em Jacareí; óbitos tiveram queda de 57% em 2020, comparando-se com 2019

Jacareí fechou o ano de 2020 com o trânsito mais seguro, comparando-se com os números apresentados por cidades com mais de 100 mil habitantes no Vale do Paraíba. De acordo com dados do Infosiga, sistema do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, o município apresentou uma redução de 60% do número de mortes nas vias locais. 

Em comparação com cidades de maior porte da região, São José dos Campos aumentou em 2% e Taubaté em 39% o número de mortes em 2020.

Criado com a missão de mobilizar a sociedade civil sobre as questões ligadas aos acidentes e mortes no trânsito, o Infosiga monitora todos os 645 municípios de São Paulo. Trata-se de um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Em Jacareí, há alguns dados positivos no mais recente relatório do Infosiga. Enquanto 2019 teve 19 mortes em vias locais, 2020 registrou oito óbitos, o que representa uma queda de 57%.

SECRETARIA
De acordo com a Prefeitura Municipal de Jacareí, a curva no número de mortes em vias locais é motivada por ações da Secretaria de Mobilidade Urbana, que completou quatro anos de atuação no início de fevereiro, e implementou programas de educação e fiscalização, alterações em sentidos de via, engenharia de tráfego, medidas educativas e diálogo. “Além disso, a implementação do COI (Centro de Operações Integradas) em Jacareí permitiu um amplo monitoramento, em tempo real, trazendo fluidez e segurança”, reforça o titular da pasta Edinho Guedes.

“Infelizmente, o modal motocicleta trouxe seis perdas de vida, o que faz aumentar a necessidade de ações direcionadas para o setor”, enfatiza o secretário. Além disso, segundo Edinho, foram registrados outros dois óbitos: um pedestre e outro envolvendo um carro.

“É importante a cidade estar cada vez mais segura e integrada. É um trabalho em conjunto com a sociedade. Nossa redução foi quase 20% maior do que em cidades próximas e nós vamos ampliar as ações de educação com os motociclistas, porque este número deve melhorar ainda mais”, diz Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

IMPRUDÊNCIA
Segundo o Infosiga, Jacareí teve uma redução 19% maior do que São José dos Campos, por exemplo, que também teve importante redução (38%). Já sobre os acidentes, um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação mostrou que em 53,7% dos casos, a causa é a imprudência dos motoristas.

Infosiga SP é 1ª base de dados enviada
para estatística nacional de acidentes

A base de dados do Infosiga SP, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida, é a primeira a ser entregue 100% ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para integrar o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, o RENAEST. 

Recentemente, o presidente do DENATRAN, Frederico de Moura Carneiro, esteve em São Paulo para discutir o novo sistema estatístico juntamente com a diretoria do Detran.SP, autarquia responsável pela coordenação do Respeito à Vida.

Com a proposta do DENATRAN, que está em fase de implementação, todos os órgãos responsáveis pelo trânsito em nível federal, estadual e municipal deverão enviar, mensalmente, informações ao RENAEST para compor uma base compilada. O objetivo deste levantamento com metodologia padronizada é o desenvolvimento de políticas públicas de segurança viária, a partir das informações coletadas em todos os estados brasileiros.

Com uma estatística padronizada no Brasil, será possível estabelecer uma sistemática para comunicação, registro, controle, consulta e acompanhamento de tais informações, que subsidiem o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações para melhorar a segurança viária no país, com medidas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

O RENAEST será integrado aos sistemas Registro Nacional de Veículo Automotores (RENAVAM), Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) e Registro Nacional de Infrações (RENAINF), e complementado por informações dos diversos órgãos participantes.

PROGRAMA RESPEITO À VIDA
Coordenado pelo Detran.SP, o Respeito à Vida é um programa da Secretaria de Governo que atua na articulação de ações com foco na redução de fatalidades e acidentes de trânsito.

Mensalmente, publica estatísticas que envolvem os 645 municípios do Estado e promove, juntamente com o Detran SP, intervenções para a prevenção de acidentes.

Foi a partir do diagnóstico baseado nos dados do Infosiga que o Detran.SP identificou a necessidade de uma ação integrada para reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas e implantou o Programa Motofretista Seguro. A iniciativa oferece crédito, facilidade no financiamento e formação para criar uma rede de proteção da categoria e contribuir com a segurança de quem exerce essa atividade.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

05 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: