Publicidade
Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 07/09/2018 às 14h38
'Jacareí Cidade Leitora' leva educação e cultura ao desfile da Independência
A Redação / Diário de Jacareí
Alex Brito/PMJ
Alex Brito/PMJ
Alunos e professores e representantes de instituições apresentaram temas diversos, projetos de leitura e valores e a importância da leitura

De acordo com a Prefeitura Municipal, organizadora do evento, cerca de 10 mil pessoas se reuniram na Avenida Nove de Julho, na manhã desta sexta-feira (7), para prestigiar o desfile cívico e militar do Dia da Independência do Brasil que levou o tema 'Jacareí Cidade Leitora'.

Mais de três mil pessoas desfilaram ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Jacareí, regidos pela Orquestra Sinfônica Jovem da cidade, que completa 40 anos.

Alunos e professores das escolas municipais e estaduais e representantes de instituições apresentaram temas diversos, projetos de leitura e valores e a importância da leitura com personagens do Monteiro Lobato, Contos e Fábula, entre outros. 

QUEM PARTICIPOU
Participaram do desfile: Tiro de Guerra; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão; Avibras; entidades Cepac (Associação Criança Especial de Pais Companheiros), JAM (Jacareí Ampara Menores) e Apajac (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jacareí); Casa Viva Vida; Secretaria Municipal de Educação com as coordenadoras e professoras do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) e a participação dos alunos das EMEFs Adélia Monteiro, Aluísio do Amaral, Beatriz Junqueira, Maria Luiza Vasques, Presbítero, Tarcísio, Conceição, Ricardina, EJA; Secretarias de Esportes e Meio Ambiente; SAAE; Escolas Estaduais Coronel Carlos Porto e Adherbal de Castro; Instituto Iraci Veiga; Escoteiros; Ordem Demolay; Empreendorismo Rotary Clube Jacareí; Aventureiros; Desbravadores; Instituto de Santa Branca de Desenvolvimento Sustentável; Liga Jacareiense de Capoeira Juntos Somos Mais Fortes, Veículos antigos e Clube do Fusca.

CELEBRAÇÃO
Antes de o desfile começar também foi realizada uma cerimônia em comemoração aos 110 anos da Biblioteca Municipal 'Macedo Soares', com o descerramento da placa comemorativa. Para marcar esse momento, o prefeito Izaias Santana (PSDB), a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, o gerente de Bibliotecas, Bruno Vilagra e o bibliotecário Luís Claudio Borges descerraram uma placa.

A Biblioteca foi criada pela Lei nº 33 de 8 de setembro de 1908 pelo então prefeito de Jacareí, Antunes Costa, completando 110 anos de sua fundação em 2018. O órgão figura entre as bibliotecas públicas mais antigas do Estado de São Paulo.

CIDADE LEITORA
Durante os meses de setembro e outubro, o programa realizará diversas ações em comemoração ao aniversário da Biblioteca Municipal. Todas as Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino receberão um acervo com 110 livros de literatura infantil. 

Ainda em setembro, acontecerão diversos eventos na própria Biblioteca Municipal. Já em outubro, entre os dias 19 e 21, será realizada a Feira Literária de Jacareí: 110 anos da Biblioteca Municipal, com a participação de escritores da cidade expondo e vendendo suas produções literárias.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 SET
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: