Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 30/12/2019 às 11h59
Izaias faz balanço positivo e diz que 2019 foi um ano de desafios
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Início do trecho da Avenida Davi Lino que será prolongada. À direita, a Avenida Castelo Branco que será duplicada

É com esperança e otimismo que o prefeito Izaias Santana (PSDB) fez o balanço anual das atividades para a reportagem do Diário de Jacareí. Segundo ele, foi um ano difícil, ‘mas com muitas conquistas e avanços significados para a cidade’. “Se a administração pública e o governo são ‘corridas com obstáculos’, superamos muitos. 2020 será bem melhor”, afirmou.

De acordo o prefeito, grandes obras viárias começam a virar realidade. O prefeito assinou contrato de 60 milhões de dólares que possibilitará a construção da terceira ponte, nova ligação com São José, duplicação da Avenida Castelo Branco e outras obras. “Obras necessárias para lidar com o desenvolvimento e melhorar o trânsito em uma cidade que possui estrutura antiga na região central”, reforça.

Entre as realizações alcançadas neste ano, o prefeito destacou:

1. Acordo para revisão do Plano Diretor;
2. Acordo para elaboração do Plano de Mobilidade;
3. Contrato de financiamento de obras essenciais
4. Início de 3 obras que mudarão o sistema viário de Jacareí;
5. Conquistas na área de saneamento e drenagem;
6. Arquivamento de representação ao Ministério Público contra as leis que disciplinam os cargos de direção;
7. Arquivamento de representação ao Ministério Público contra a lei que autorizou o empréstimo;
8. Fim da fila de creche;
9. Aprovação do início da política de subvenção social ao transporte coletivo;
10.Parecer do Tribunal de Contas pela aprovação das contas de 2017 com aplicação em educação superior a 25%.

Izaias aposta em obras com recursos
do CAF para 'transformar Jacareí'

Recentemente, o prefeito Izaias Santana assinou o contrato de financiamento junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina que ‘vai transformar a cara da cidade’, permitindo o investimento de 60 milhões de dólares no município. A operação garante a execução do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social (PRODUS), com a realização de diversas obras de infraestrutura, parques, ciclovias e ciclofaixas, além de reduzir os riscos de inundações.

São obras contempladas com o financiamento do CAF: Ligação do Jardim Primavera ao Esperança (Avenidas Getúlio Vargas, Davi Lino, Malek Assad, Castelo Branco e Lucas Nogueira Garcez) com trevos, ponte e novas avenidas; Dois acessos ao Parque Meia-Lua, sem utilizar a Dutra e Novo acesso à Dutra e São José dos Campos.

O trabalho começou e já foi emitida a ordem de serviços e os contratos para as obras de ligação da Avenida Davi Lino com o Parque Meia-Lua e a duplicação da Avenida Castelo Branco. A terceira ponte tem previsão de início para 2020. 

Izaias informou que ‘esta é a primeira fase’. “Poderíamos terminar a Davi Lino, mas vamos acrescentar outras obras, porque não tem como o poder público não se preocupar com o uso do viário na região leste, que passará agora a ter uma alternativa para quem vai a São José dos Campos, facilitando o escoamento de veículos na Getúlio Vargas”. 

O prefeito de Jacareí destacou que na primeira grande obra, da Davi Lino, a diferença será além do transporte de indústrias. “Haverá uma função importante de mobilidade para quem mora na região do Villa Branca. Além disso, terá uma ligação direta com esta obra, entre a Adhemar de Barros e o Jardim Primavera”, comentou.

O ponto importante será a ligação a São José dos Campos pela Estrada do Limoeiro. “Para a via oeste (em São José) está faltando menos de um quilômetro, para chegar até a região do Shopping Colinas, sem passar pela Dutra. Colocamos também neste pacote o asfalto da avenida nova que vai ao Jardim Conquista, com acesso direto. Não é apenas obra viária, mas promover desenvolvimento e integrar regiões”, disse.

Com relação a obra da duplicação da Avenida Castelo Branco, Izaias comentou: “a Biaggino Chieffi tem tido um crescimento industrial muito grande, com a convivência de caminhões e veículos particulares”. 

Sobre a terceira ponte informou que só faltam as licenças. “Já estamos preparando o trevo em frente ao Terras da Conceição”.

SERVIÇO
Confira informações sobre as obras

Extensão da Avenida Davi Monteiro Lino

•Via estrutural com 1,3 km de extensão

•Interligação CENTRO-LESTE-NORTE

•Pavimentação, ciclovia, drenagem, iluminação em LED e paisagismo

Interligação Av. Davi Lino com Av. Málek Assad via Parque Meia-Lua

•Via estrutural com 2,8 km de extensão

•Interligação CENTRO-LESTE-NORTE

•Pavimentação, ciclovia, drenagem, iluminação em LED e paisagismo

Duplicação da Av.Alencar Castelo Branco

•Via estrutural com 2,3 km de extensão

•Interligação LESTE-OESTE

•Corredor Industrial

•Pavimentação, ciclovia, drenagem, iluminação em LED e paisagismo

•Restauração do pavimento existente.

GRANDES CONQUISTAS
Outras grandes conquistas para Jacareí elencadas pelo prefeito Izaias Santana durante entrevista também aconteceram em 2019. Ele destaca que mesmo com restrição orçamentária ‘foram feitas diversas obras em benefício da população’. “São obras de asfalto, drenagem, controle de enchentes, entregas de equipamentos de saúde e educação”, resume.

“A nossa prioridade, antes de prédios, são as pessoas. Nosso esforço será sempre neste sentido. Cuidar de pessoas é o principal”, afirmou o prefeito.

Foram entregues novas quatro creches, no Parque dos Príncipes, Jardim Santa Marina, Jardim Colônia e Centro. “Com isso, foi zerada a fila para as creches e ampliado o número de vagas”, reforça.

Foi entregue um novo espaço de lazer para a população, o Parque Cassununga (Campo Grande). Revitalização total das praças Júlio de Mesquita (Parque Brasil) e Soldado Constitucionalista (Rua Chiquinha Schurig) e uma nova praça para a comunidade do Conjunto 22 de Abril.

Troca de toda a calçada do Mercadão, oferecendo segurança para os pedestres. Foram pavimentadas as ruas dos Pedreiros, dos Engenheiros e as Avenidas dos Escultores e dos Motoristas, no bairro 1º de Maio. A Rua Francisco de Lima Sobrinho (região central) e o bairro Jardim Paraíso passou a ter 100% de suas vias asfaltadas em 2019.

MOBILIDADE
Em 2019, 25 semáforos foram instalados no modelo ‘Slim’, que permite a instalação do painel com o nome da via transversal ou local. Todo iluminado em LED com contador regressivo, que traz mais conforto para os motoristas e segurança para os pedestres. Foi implantada a ‘onda verde’, que traz mais fluidez no trânsito na região central.

Foram instalados 50 novos abrigos com cobertura traseira, testeira e calçada tátil para deficientes visuais, espaço para cadeirantes, iluminação LED com energia solar, além de tomadas para recarga de celular.

OUTRAS REALIZAÇÕES
Inaugurado o ‘Programa Família Segura’ e novas instalações da Casa de Passagem, Unidade de Atendimento de Reintegração Social e Unidade do CAPS Infanto-juvenil.

Reformas nas Unidades de Saúde, Santa Cruz dos Lázaros, Jardim do Vale, Jardim Yolanda, Pagador Andrade, Parque Brasil, Rio Comprido e Cidade Salvador.

Um campo de futebol ao lado de uma academia ao ar livre no Igarapés e uma academia ao ar livre para deficientes na Rodovia Nilo Máximo. Além disso, foram feitas 2.782 castrações em cães e gatos no ano de 2019.

Iniciada a implantação do COI. Serão 116 câmeras ajudando no combate do crime e no bom andamento do trânsito da cidade. Iniciado o processo de troca de iluminação na cidade por lâmpadas LED.

Foi concluída a obra do coletor tronco da Rua Chiquinha Schurig (Jardim Marister). Estão em andamento as obras de drenagem dos bairros São João e Jardim Emília, obras das Estações Elevatórias de Esgoto do Jardim Paulistano e Jardim Siesta e obras das Estações de Tratamento de Esgoto dos bairros Parque Imperial e Jardim Imperial. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (2)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   3 semanas atrás
E outra senhor Izaias a cidade não precisa de ponte ou parques e sim de indústrias e empregos, o que perderam na sua gestão péssima, mas graças a Deus daqui alguns meses iremos tirar todos vcs daí.
Adriano Noronha   3 semanas atrás
Se destruir uma cidade, encher ela de dívida, e um balanço positivo, só podemos ter uma certeza.esse Prefeito e seus apoiadores não sabem nada de política, e iram deixar uma cidade.que estava crescendo no fundo do poço, e outra esse dinheiro do CAF só vai destruir a cidade com essa dívida impagável.
23 JAN
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: