Sexta-feira, 03 de Abril de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 24/03/2020 às 18h07
Informação é a melhor saída para o combate às fake news
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação
Divulgação
Notícias falsas, ou fake news, como são conhecidas, têm tomado espaço nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais

O número de casos confirmados e de mortes causadas pelo coronavírus (Covid-19), não param de crescer em todo o mundo. No Brasil, as medidas necessárias para evitar o avanço da doença já estão sendo tomadas, como o isolamento social e o esclarecimento de medidas preventivas para evitar a contaminação. Porém, notícias falsas, ou fake news, como são conhecidas, têm tomado espaço nos aplicativos de mensagens e nas redes sociais. 

Desde o surgimento da Covid-19, as notícias sobre a doença têm assustado a população. “Muitas informações são divulgadas a todo momento, mas é importante saber que nem tudo é verdade. Procurar a fonte é indispensável”, afirma Letícia Silvério, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Jacareí. 

Para ajudar no esclarecimento sobre a doença, o Ministério da Saúde criou uma página dizendo o que é verdade e o que não é.

A especialista também explica que há diversas formas de saber se uma notícia é verdadeira. “É preciso verificar em sites de referência e de conhecimento de todos, como veículos de comunicação confiáveis, sites internacionais e principalmente órgãos públicos, sem esquecer de pesquisar diretamente na fonte da notícia. No caso do coronavírus, o recomendado é checar as informações que chegarem sem fonte, pelas redes sociais, por exemplo, no site do Ministério da Saúde. Lembrando que informações que não são verdadeiras, não devem ser levadas em consideração e nem repassadas”, explica. 

Letícia ainda alerta que, em algumas situações, divulgar notícias falsas pode ser crime. “Alarmar sobre desastre ou perigo inexistente e praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é considerado contravenção penal e pode gerar prisão ou multa. O importante é sempre se informar para garantir que estamos seguindo os procedimentos corretos e colaborarmos para o controle da pandemia”, afirma. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: