Publicidade
Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 02/12/2020 às 09h32
Governo de São Paulo pede apoio de prefeituras para enfrentar pandemia
A Redação / Governo de SP
Governo de SP
Governo de SP
Terça-feira, 1º de dezembro de 2020: representantes do governo estadual durante encontro virtual com prefeitos e autoridades locais de saúde

O governador João Doria (PSDB) participou na terça-feira (1) de videoconferência com prefeitos e autoridades locais de saúde de 62 cidades (entre elas Jacareí) em atenção após aumento de casos e internações por Covid-19. O Estado reforçou a parceria com os municípios e pediu a ampliação de testagem, rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.

Representando Jacareí, participaram o vice-prefeito em exercício, Edgard Sasaki (DEM) e a secretária municipal de Saúde, Águida Fernandes. A reunião também teve a participação do vice-governador Rodrigo Garcia e dos Secretários de Estado Jean Gorinchteyn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação). Para o governador, a colaboração dos prefeitos é fundamental para que o Plano São Paulo permita novas progressões em janeiro.

O Secretário de Saúde explicou aos prefeitos que a ampliação das taxas de testagem é uma arma para monitoramento e controle da pandemia. Diagnósticos positivos precisam ser acompanhados de rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente, mesmo que estejam assintomáticas.

"Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população", disse Gorinchteyn.

Em outra frente, o Secretário de Desenvolvimento Regional pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados. A solicitação foi reforçada pelo vice-governador, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distanciamento social podem ter facilitado a reaceleração do contágio entre jovens e adultos.

O Governo de São Paulo vai garantir apoio da Vigilância Sanitária Estadual a ações municipais e aumento de operações na Grande São Paulo, interior e litoral. A Polícia Militar também pode ser acionada pelas equipes locais para garantir a segurança de fiscais, principalmente em ações noturnas.

Os municípios em atenção possuem mais de 70 mil habitantes e apresentam, segundo a atualização mais recente do Plano São Paulo, ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: