Publicidade
Quarta-feira, 19 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 23/05/2019 às 16h46
Fundação Cultural lança 'Catálogo do MAV'
A Redação / Assessoria de Imprensa
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) fica na Rua XV de Novembro, região central de Jacareí

A Fundação Cultural de Jacarehy preparou evento para o lançamento do ‘Catálogo do MAV’, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, neste sábado (25), às 10h, com entrada franca. 

Durante o evento será ministrada uma palestra com Cinthia Mayumi Aizawa que discorrerá sobre todo o projeto, o financiamento viabilizado pelo ProAC Editais, o processo de pesquisa e de seleção das peças do acervo do museu, além da exposição de depoimentos de artistas e funcionários que ajudaram a contar esta história. Um exemplar da publicação será distribuído gratuitamente para cada participante.

MEMÓRIA
O ‘Catálogo do MAV’ foi idealizado visando garantir o principal aspecto da preservação que as peças possam ter, isto é, seu registro, para que sejam testemunhas históricas das memórias da região. Além dessa função premente, o catálogo servirá também para difundir o acervo do museu, as peças de valor histórico e artístico que ele abriga, e para que futuramente essas possam fazer parte de exposições, pesquisas, entre outros.

O catálogo foi organizado a partir de uma seleção entre as 917 peças já catalogadas que compõem o acervo do MAV, e subdivisão destas em temas, como Arqueologia, Arte Popular, Arte Sacra, Etnografia, Mobiliário e Pinacoteca. 

Em conjunto com a Diretoria de Patrimônio da Fundação Cultural de Jacarehy foram escolhidas algumas peças que ganharam destaque, representando a tipologia a qual pertence.

O ‘Catálogo do MAV’ será produzido nas versões impressa e online. 

“Dar o suporte para elaboração do catálogo é uma das várias ações que a Fundação Cultural vem realizando para preservar e valorizar toda riqueza do nosso Museu, além de democratizar o acesso à história e ao patrimônio de nossa cidade”, destaca Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: