Publicidade
Terça-feira, 02 de Março de 2021 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 31/07/2020 às 18h27
Estratégias e riscos da eleição 2020
A Redação / Diário de Jacareí

Já se movimentam os pré-candidatos às eleições deste ano. Marcadas para 15 de novembro próximo, a maioria das cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba terá um único dia para eleger a chapa majoritária; duas cidades, São José dos Campos e Taubaté, poderão ter segundo turno se numa delas – ou em ambas - nenhum candidato obtiver número de votos superior à soma da votação dos demais concorrentes. Neste caso outra eleição em 29 de novembro decidirá entre os dois mais votados quem será o prefeito.

Algumas preocupações tiram o sono dos pretendentes. Destacam-se: o quanto irá refletir nas urnas a marcação agressiva dos derrotados na eleição anterior em busca de retomar o espaço perdido nos pleitos de 2016 e 2018, e qual a avaliação do povo em relação ao postulante que hoje tiver mandato. A Covid-19 pegou a todos de surpresa e reduziu em muito a prática de prefeitos e vereadores realizarem mais trabalhos no ano eleitoral.

Em Jacareí, o prefeito Izaias Santana (PSDB) tentará a reeleição; o ex-prefeito Marco Aurélio de Souza é pré-candidato pelo PT; os vereadores Arildo Batista e Fernando da Ótica são pré do PTB e do Republicanos, respectivamente. Márcia Barbieri (PP), Walter de Souza, (Avante), Antônio Simões (MDB) e Will Mendes (PV) confirmaram uma ‘aliança’ em torno de uma candidatura única, possivelmente a do vereador do PTB. 

Entre os demais, destaca-se o ex-vereador Maurício Haka (PRTB), que anunciou que pretende concorrer pela quarta vez ao Paço Municipal. Sérgio Coutinho (Patriota), Suzete Chaffin (PSOL) e o médico Joaquim Ferreira Neto (Podemos) são nomes que também estão no ‘mercado’.

O resultado das eleições, como um todo no país, balizará rumos para as eleições presidenciais de 2022. Também avaliará o quanto atingiu a marcação cerrada de opositores contra o governo Bolsonaro. A maior preocupação, porém, é se em novembro a massa de eleitores terá ânimo para arriscar sair de casa para enfrentar possíveis riscos nos locais de votação.

É a nossa opinião.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

02 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: