Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 03/07/2018 às 15h20
Espaço para abelhas nativas é tema de atividade na EMEF de São Silvestre
A Redação / Assessoria de Imprensa
Divulgação
Divulgação
A caixa instalada na escola é de abelhas da espécie Jataí, típica do Brasil e que favorece a polinização da flora nativa, de lavouras e pomares

A empresa Fibria realiza desde o ano passado o projeto Práticas Sustentáveis em Jacareí. O objetivo é incentivar a participação de crianças e jovens em iniciativas que beneficiem o meio ambiente e contribuam para a qualidade de vida. Como parte do projeto, os alunos da EMEF Prof. José Éboli de Lima, no distrito de São Silvestre (região oeste), construíram um meliponário. Trata-se de um espaço apropriado para criação de abelhas nativas.

“A construção de um meliponário tem proposta educativa. A produção de mel com as abelhas sem ferrão possibilita o contato com os estudantes, que aprenderão na prática sobre a importância desses insetos no ecossistema, afirma o consultor de sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

A caixa instalada na escola é de abelhas da espécie Jataí, típica do Brasil e que favorece a polinização da flora nativa, de lavouras e pomares, além de contribuir para a conservação da biodiversidade. Todos os 386 alunos devem ter contato com os insetos em atividades planejadas pelos professores.

A iniciativa contou com a participação de técnicos do Programa Colmeias, que capacitaram os educadores e alunos e também participaram da instalação da caixa de abelhas. O Programa Colmeias tem o intuito de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola na região. 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Desde o ano passado, os alunos e educadores da EMEF Prof. José Éboli de Lima participam de uma série de ações do projeto Práticas Sustentáveis. Dentre as atividades, destacam-se a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento de água pluvial, plantio de árvores frutíferas, comercialização de produtos da horta e implantação de composteiras, que deram destino sustentável para 10 toneladas de resíduos alimentares das merendas. As atividades continuam até o final do ano.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Publicidade
Notícias

Blogs
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: