Publicidade
Sábado, 30 de Maio de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 04/04/2020 às 09h39
Em meio à pandemia de Covid-19, Jacareí contabiliza 77 leitos de UTI
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/PMJ
Divulgação/PMJ
Vista externa da Santa Casa de Misericórdia, único hospital público de Jacareí

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) pelo país, e que já matou uma pessoa na cidade (ver texto nesta página) Jacareí tem, oficialmente, 77 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre públicos e particulares, para pacientes adultos, crianças e recém-nascidos, segundo números atualizados pela Prefeitura Municipal, a pedido do Diário de Jacareí. 

Desse total, 28 leitos (36%) atendem pelo SUS – Serviço Único de Saúde, e os demais 49 leitos estão divididos entre três dos quatro hospitais particulares do município. De acordo com a prefeitura, o Hospital Policlin é o único que não possui leito de UTI.

Os 28 leitos públicos de UTI na cidade se dividem entre o Hospital São Francisco (20) e a Santa Casa de Misericórdia (8), único hospital público da cidade. 

O total, porém, deverá ser ampliado, podendo chegar a quase 100, a partir de alterações que estão sendo finalizadas pela Secretaria de Saúde com a implantação de, ao menos, mais 30 leitos públicos de UTI na UPA ‘Dr. Thelmo de Almeida Cruz’, na região central. 

PARTICULARES
Dos outros três hospitais particulares que operam no município, o São Francisco de Assis é o que possui o maior número de leitos de UTI na cidade, 47, dos quais 27 são particulares, sendo 14 adultos, 4 para pediatria e 9 neonatal. Os outros 20 leitos de UTI do São Francisco são para paciente do SUS, sendo 6 adultos, 6 para pediatria e 8 neonatal. 

Os hospitais Alvorada e Antônio Afonso possuem 10 leitos de UTI adulto cada um, todos para pacientes da rede privada, e a Santa Casa completa essa lista com outros dois leitos de UTI adulto da rede particular. 

SERVIÇO
TOTAL DE LEITOS DE UTI EM JACAREÍ (ADULTO/INFANTIL)

Leitos de UTI em unidades públicas 

- Hospital São Francisco de Assis, 6 leitos
- Hospital São Francisco de Assis (Neonatal), 8 leitos
- Hospital São Francisco de Assis (Pediatria), 6 leitos
- Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, 8 leitos. 

Leitos de UTI em hospitais particulares

- Hospital São Francisco de Assis: 14 leitos
- Hospital São Francisco de Assis (Neonatal): 9 leitos
- Hospital São Francisco de Assis (Pediatria): 4 leitos
- Santa Casa de Misericórdia de Jacareí: 2 leitos
- Alvorada: 10 leitos adultos
- Antônio Afonso: 10 leitos adultos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jacareí.

Município encerrou 2019
com 402 leitos hospitalares

O Município de Jacareí encerrou 2019 com um total de 402 leitos hospitalares. Nesta conta, não estão incluídos os leitos de UTI, mas estão somados os leitos SUS (públicos) e os não SUS (particulares) para atendimento de pacientes que não necessitam de tratamento intensivo. 

Os leitos SUS somam 167 e os particulares 235. A esse total, o município deverá acrescer mais 40 leitos (não UTI) no Hospital de Campanha a ser instalado em prédio da antiga empresa Distal, no Jardim Flórida (região oeste). 

A relação de leitos hospitalares (não UTI) coloca o Hospital São Francisco na linha de frente em relação às instituições de saúde de Jacareí, com 124 leitos, sendo 46 leitos SUS e 78 particulares. Em seguida, aparece a Santa Casa que, ao final de 2019, registrava 121 leitos para pacientes do SUS e dois para não SUS. 

O Hospital Alvorada era o terceiro da lista, com 62 leitos, todos particulares. O Hospital de Clínicas Antônio Afonso possui 45 leitos particulares, e o Hospital Policlin 33, também não SUS.

Essa lista de leitos hospitalares, e que não inclui os leitos de UTI, fornecida pela prefeitura ao Diário de Jacareí, leva em conta os números do último quadrimestre do ano passado e inclui, também, o Pronto Atendimento da Unimed, na região central, que possui 15 leitos hospitalares particulares. 

Ministério da Saúde ampliou o
número de leitos de UTI no Brasil

O Ministério da Saúde ampliou em 39% (1.424) o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em relação a 2018, para atender casos mais graves de crianças e adultos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a medida, foram zerados todos os pedidos de habilitação de leitos solicitados pelos estados em 2019, totalizando investimento de R$ 185,6 milhões. Assim, a população passou a contar com 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todo o país. 

NOVOS LEITOS 
O funcionamento de novos leitos deve ser solicitado pelos gestores locais (estados e municípios). A habilitação e a liberação de recursos são feitas mediante apresentação de projetos, que são analisados pelo Ministério da Saúde. O gestor local também tem autonomia para ampliar o número de leitos com recursos próprios, a partir de sua avaliação em relação a demanda/necessidade X capacidade instalada de oferta assistencial.  

Já a habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde assegura recursos adicionais para o custeio do serviço.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

30 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: