Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 08/09/2018 às 10h19
Eleições: Jacareí tem 13 candidatos a deputado estadual e 6 a federal
A Redação / Diário de Jacareí
Reprodução/TSE
Reprodução/TSE
Fotos encaminhadas pelos candidatos à Justiça Eleitoral e que aparecerão na urna eletrônica no dia da votação

Jacareí poderá ter até 13 candidatos a deputado estadual e 6 concorrendo a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, com domicílio eleitoral na cidade. O total faz parte de um levantamento do Diário de Jacareí e tem como base apontamentos feitos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Alguns pedidos de registro de candidatura ainda estão sob julgamento da Justiça Eleitoral. O prazo final para julgamento por parte dos tribunais regionais eleitorais termina em 17 de setembro, portanto 20 dias antes do pleito, marcado para 7 de outubro.  

A página da Justiça Eleitoral é dedicada às candidaturas, com apontamentos sobre status de pedidos de registro, dados pessoais e lista de bens apresentadas pelos pretendentes, entre outras informações de domínio público, através do link http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/.  

ISOLADO
O Partido dos Trabalhadores (PT), que governou a cidade por 16 anos consecutivos (2001 a 2016), decidiu oficialmente não lançar nenhum nome local. No entanto, à revelia do diretório municipal, o ex-vereador José Siqueira de Faria se lançou candidato a deputado estadual com 'aval' do comando estadual. "Ele é candidato de si mesmo, não tem a anuência do diretório municipal", afirmou Aías Santana, presidente do PT em Jacareí. 

DEPUTADO ESTADUAL
Entre os 13 pretendentes ao cargo de deputado estadual, seis deles são ou já foram vereadores em Jacareí: Fernando da Ótica (PSC),  Paulinho do Esporte (PDS) e Valmir do Parque Meia-Lua (DC) ocupam uma cadeira no Legislativo Municipal. Hernani Barreto (PDT) e Alex da Fanuel (PROS) já foram vereadores, ambos pelo PT, como também José Siqueira de Faria, filiado ao PT, que decidiu se lançar candidato por 'conta própria'. 

Da lista dos 13 pretendentes à uma cadeira na Assembleia Legislativa, Ana Abreu (PSB) e Fernando da Ótica (PSC) voltam a concorrer para o mesmo cargo, a exemplo do que ocorreu em 2014.

Pastora Jerusa (PHS) também concorreu em 2014, pelo mesmo partido, mas para deputada federal, além de ter disputado outras quatro eleições para a Câmara Municipal, em 2016, 2012, 2008 e 2004. 

Júlio Pires (PSDB) disputou uma eleição em 2006, concorrendo ao cargo de deputado federal pelo Partido Verde (PV).

Joaquim Ferreira Neto, o Doutor Joaquim (Podemos), que disputou outras duas eleições para vereador pelo PSDB (2004 e 2008); Lilian Ferreira (Podemos) e Érica Love (Patriota), que tentaram uma vaga na Câmara Municipal em 2016, são as demais pretendentes à uma cadeira na Alesp e que concorrem ao cargo pela primeira vez, segundo dados da Justiça Eleitoral. Outro novato na disputa é o candidato Nilson do Meia-Lua (PSTU). 

DEPUTADO FEDERAL
Entre os seis pretendentes à uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, Edgard Sasaki (DEM) já foi vereador e, atualmente, é vice-prefeito do município. Outro concorrente, Diobel da Didol's (Patriota), também já exerceu a vereança em Jacareí, mas desde 2010 estava com seus direitos polícos suspensos por conta de uma condenação na Justiça Eleitoral (ver texto nesta página). 

Danilo Pauli (Podemos) é candidato a deputado federal pela segunda vez consecutiva, após concorrer em 2014 pelo PSL. O partido também lançou em Jacareí o candidato César Biagioni, que concorreu a vereador em 2016 pelo PTN. Já a Professora Rosalina, que também tentou a vereança em 2016 pelo PV, volta a concorrer pelo mesmo partido em 2018, buscando uma vaga na Câmara dos Deputados. O candidato Célio Rheis (PROS) nunca concorreu a uma eleição.

Diobel se filiou ao Patriota em 2017

O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Diobel de Lima Fernandes, o Diobel da Didol's, está de ‘casa nova’. Sua filiação ao Patriota (sem ‘s’ mesmo) ocorreu em 2017. Ela foi divulgada em novembro do ano passado em um vídeo de cerca de um minuto de duração que circulou pela internet. 

Na gravação, Diobel é saudado pelo presidente nacional do antigo PEN e ex-deputado estadual, Adilson Barroso, atual vereador em Barrinha, interior de São Paulo. Na época, o Diário de Jacareí apurou que Diobel deixou o PSDB sem dar maiores explicações sobre sua decisão para a atual direção.

Diobel se elegeu vereador em Jacareí pela primeira vez em 2004, tendo sido reeleito em 2008 e ocupado a presidência da Câmara entre os anos de 2009/2010. Em 2012, ao tentar um terceiro mandato consecutivo na Casa, acabou derrotado, apesar de boa votação: 1.708 votos.

Durante o período de campanha para vereador em 2012, Diobel concorreu com seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por conta de erros na prestação de contas de sua campanha para deputado estadual, em 2010. Além disso, na época, ele foi condenado a perda dos direitos políticos por oito anos.

Candidatos a deputado estadual 
por Jacareí (ordem alfabética)

-Alex da Fanuel (PROS)
-Ana Abreu (PSB)
-Doutor Joaquim (Podemos)
-Érica Love (Patriota)
-Fernando da Ótica (PSC)
-Hernani Barreto (PDT)
-Julio Pires (PSDB)
-Lilian Ferreira (Podemos)
-Nilson do Meia-Lua (PSTU)
-Pastora Jerusa (PHS)
-Paulinho do Esporte (PSD)
-Valmir do Parque Meia-Lua (DC)

Candidatos a deputado federal
por Jacareí (ordem alfabética)

-Célio Rheis (PROS)
-César Biagioni (Podemos)
-Danilo Pauli (Podemos)
-Diobel da Didol's (Patriota)
-Edgard Sasaki (DEM)
-Professora Rosalina (PV). 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: