Que nos perdoem os europeus, mas a cerveja é uma bebida conquistada pelo brasileiro. Clara, escura, avermelhada, furta-cor, com teor alcoólico mais acentuado, menos acentuado, sem álcool, e por aí vai desde que seja bem gelada. São centenas de combinações hoje fabricadas no Brasil por grandes indústrias ou produtores artesanais, genéricas ou de fórmulas exclusivas, apreciada por homens e mulheres de todas as condições sociais. A bebida conquistou pra valer os consumidores nacionais.
Faltava, entretanto, identidades regionais que permitissem alguns municípios ostentarem o título de ‘centro cervejeiro’. Aqui, em nosso aglomerado de cidades, está adiantado o avanço em busca dessa láurea. Sempre são realizadas feiras de bolinhos caipiras, comidas internacionais, galinhadas, eventos de food-trucks, concurso de petisco de bar, enfim, acontecimentos gastronômicos que nos conduzem a conquistas maiores: a de Jacareí tornar-se a capital da cerveja artesanal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
O município já abriga dois dos maiores conglomerados cervejeiros do mundo. Agora é a vez de unir os pequenos produtores dessas bebidas com ‘a cara do cervejeiro’, com o sabor preferido de determinado tipo de consumidor ou de fórmula exclusiva criada por determinado restaurante, hotel ou casa noturna específica.
E não pense que por se tratar de beber cerveja estamos aqui a jogar conversa fora. Já foram contatadas entidades turísticas de outras cidades da região que apoiaram a ideia de pronto. Neste mês de novembro, nos dias 18 e 19, acontece a primeira feira de cerveja artesanal de Jacareí, no Parque da Cidade, dentro do Festival de Blues. Em março de 2018, vai acontecer evento ainda maior no mesmo parque, totalmente voltado para a cerveja artesanal. Será uma espécie de ‘marchfest’, a exemplo da Oktoberfest catarinense, que vai oferecer 50 marcas de cerveja de pequenas tiragens para apreciadores.
Isso tudo vai exigir especialização de profissionais – o município já prepara cursos específicos –, significa perspectiva de mais atrativos turísticos para Jacareí o que vai aquecer o comércio, gerar mais renda e emprego e aumentar as opções de lazer em geral. Não nos faltam recursos humanos para vencer obstáculos.
Sigamos em frente.
É a nossa opinião.