Publicidade
Terça-feira, 25 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 02/03/2019 às 06h49
Desfile das escolas de samba é atração do Carnaval em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/PMJ
Arquivo/PMJ
O tradicional desfile acontecerá na noite deste domingo (03), às 20h, com transmissão da Rádio Piratininga (AM 750)

A programação de Carnaval deste ano mais uma vez estará recheada de atividades para toda a família em Jacareí. Ao todo, serão cinco matinês, cinco Folias de Carnaval nos bairros, escolha da Corte (que já ocorreu) e o tradicional desfile, que acontece pelo segundo ano consecutivo na atual gestão do prefeito Izaias Santana (PDDB). 

Com o objetivo de levar Carnaval a todos, as matinês e folias da festa de momo serão realizadas nos bairros mais distantes da região central. “Descentralizar a cultura é uma das metas do plano do prefeito Izaias, de forma que toda a população tenha acesso à diversão e conhecimento”, explica Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

A Escolha da Corte foi realizada no dia 26 de janeiro, no Espaço Bunkyo, Jardim Nova Esperança. O evento foi organizado pela Associação Jacareiense do Samba e elegeu o Rei Momo, a Rainha e duas princesas para se apresentarem na programação do Carnaval 2019. 

Durante a eleição, as baterias das escolas comandaram uma prévia com apresentação dos sambas de enredo.

DESFILE
O tradicional desfile acontecerá na noite deste domingo (03), às 20h, com transmissão da Rádio Piratininga (AM 750). Ao todo, cinco escolas, nesta ordem: Unidos do Jacarezão, Luz do Amanhã, Unidos de Santa Helena, Unidos do Álcool, e Estrela Cadente, campeã do ano passado.

O desfile será na Avenida Davi Monteiro Lino, na altura do Parque da Cidade, e cada escola terá de 45 a 55 minutos para se apresentar, sob pena de ser punida pelo regulamento em caso de descumprimento do limite de tempo.

Matinês serão em ‘comunidades
sede’ das cinco escolas de samba

As cinco matinês do Carnaval 2019 serão realizadas na terça-feira, dia 05 de março, nos bairros sedes das escolas de samba de Jacareí: Jardim Didinha (Avenida Pereira Campos), Jardim Emília (Praça Benedito Baptista Nogueira), Jardim das Indústrias (Rua São Jerônimo), Jardim São José (Avenida São Matheus) e no distrito do Parque Meia-Lua (Rua Takeo Ota). Todas serão das 14h às 18h, com entrada gratuita. Durante o evento, haverá muita música e atividades recreativas.

Nesse dia (05), às 14h, será realizada a apuração do desfile, com transmissão pela TV Câmara, ao vivo, e o público poderá acompanhar nos telões nas quadras das escolas de samba. 

FOLIAS
Para completar a programação,  Fundação Cultural de Jacarehy preparou uma tarde inteira de Folias de Carnaval, neste sábado (02), das 14h às 18h, nos bairros Primeiro de Maio (Avenida dos Advogados), Jardim Pedramar (Avenida Maurício Pupo), Jardim Paraíso (Ria Expedicionário Paulo Afonso Siqueira), Rio Comprido (Rua Minas Gerais) e no distrito de São Silvestre, na Vila Garcia (Rua José Rodrigues Araújo). 

Estrela Cadente é tricampeã em Jacareí

A escola de samba Estrela Cadente venceu novamente o Carnaval em Jacareí, em 2018. A agremiação que representa a comunidade do bairro Jardim Emília (região oeste) somou 89,9 pontos, conquistando o desfile realizado na noite de domingo, dia 11 de fevereiro, na Avenida Davi Lino, ao lado do Parque da Cidade. Foi o terceiro título consecutivo da escola, que já havia vencido os desfiles de 2013 e 2014. Nos anos seguintes, Jacareí ficou sem desfile das escolas de samba.

Em segundo lugar ficou a Unidos do Álcool, do Jardim Paraíba/São José (região central), com um total de 88,3 pontos. A escola de samba Luz do Amanhã, do Jardim das Indústrias (região leste) ficou em terceiro, com 86,8 pontos; a Unidos de Santa Helena, do bairro São João (região oeste) em quarto  com 83,5 pontos e a Unidos do Jacarezão, que representa o distrito do Parque Meia-Lua (região norte) na última posição, com 83,4 pontos (veja quadro completo das notas nesta página). 

De acordo com o regulamento do desfile nenhuma escola foi rebaixada para 2019.

HEGEMONIA
Pela primeira vez, a escola de samba Estrela Cadente, 12 vezes campeã do Carnaval em Jacareí, desde sua fundação em 1982, recebeu oito estandartes de ouro com nota máxima em oito dos nove quesitos julgados no desfile do ano passado. Na ocasião, o presidente da escola, Willian de Melo, contou que foi a primeira vez que a agremiação venceu em tantos quesitos. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: