Publicidade
Terça-feira, 17 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 31/05/2019 às 17h06
De novo o ‘eles contra nós’
A Redação / Diário de Jacareí

Não poderíamos ficar indiferentes à discussão nacional de um problema que afeta a Educação e a todos nós. Grupos frustrados por perderem espaços para atuações escusas, insistem em distorcer quaisquer ideias que venham atrapalhar o plano deles de retorno à maracutaia.

Falam como se a qualidade do ensino será afetada como um todo no país, o que não é verdade. O que o governo propõe é um contingenciamento (economia) das despesas de manutenção das universidades federais apenas e – repetimos – nada a ver com o ensino que vem sendo prestado até agora. E tudo isso, até que a Economia do país melhore. Salários de professores, e continuidade dos programas não serão atingidos.

Em Jacareí, por exemplo, o único afetado nas compras de papel-higiênico, café, pequenas reformas emergenciais de prédio e assemelhados, é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que fica no Jardim América (Fogaça). Nenhum outro. Portanto, a gritaria toda não passa da tentativa dos ditos desesperados em tumultuar a governabilidade atual (que está só começando), por várias razões, como se o país fosse deles.

Diariamente vemos manifestações semelhantes pela televisão e esta semana aconteceu uma organizada pela UNE (União Nacional dos Estudantes). Uma observação mais atenta mostrava bandeiras vermelhas de entidades associativas e gritos de palavras de ordem características de manifestações políticas.

Nada contra manifestações justas. Injusto é ficarmos expostos a mais um estelionato social de tantos que nos assolam. Para evitá-los, entretanto, precisamos atenção redobrada. Caso contrário, seremos envolvidos em mais uma briga do ‘eles, contra nós’, tão desgastados no país.

Importante é adotarmos a prática da leitura hoje que tantos meios nos favorecem a isso. Ler é interpretar; ler é entender uma mensagem codificada. Necessariamente, essa mensagem não precisa ser escrita. A leitura da escrita vai apenas nos treinar para lermos as ‘mensagens’ do mundo. Principalmente as elaboradas por espertalhões e que se proliferam nas redes sociais.

É a nossa opinião. 

 
Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 SET
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: