Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 19/09/2020 às 14h51
Convenções apontam que Jacareí poderá ter recorde de candidaturas
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação
Divulgação
Por ordem alfabética, saiba que são os pré-candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Jacareí nas eleições deste ano

Está encerrado o ciclo de convenções partidárias para as próximas eleições municipais, em Jacareí. Um dia antes do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) definiu que concorrerá com 'chapa pura' (sem coligações), confirmando os nomes do candidato a prefeito, professor Claudio Leonetti e de sua vice, Maria Donizeti de Paula (Mara). O evento foi realizado na noite de terça-feira (15), na Câmara Municipal.

Desta forma, em princípio, e com base na definição dos partidos nas convenções, Jacareí terá 11 candidatos a prefeito, entre eles a única mulher concorrente ao cargo, a professora Suzete Chaffin (PSOL). Se o fato se confirmar, será um recorde na histórico, superando as 10 candidaturas que concorreram em 1992, quando o médico Thelmo de Almeida Cruz ganhou a eleição para prefeito. 

O número se iguala a São José dos Campos e Taubaté (onze cada), municípios do Vale do Paraíba com mais de 200 mil eleitores e que, portanto, poderão ter segundo turno.

ELEITORES
Jacareí fechou o mês de agosto com um total de 171.850 eleitores aptos a participarem do pleito de novembro, sendo 90.393 mulheres (52,61%) e 81.457 homens (47,39%), acréscimo de 0,512% em relação às eleições gerais de 2018. Quando comparados com os números das últimas eleições municipais, em 2016, o aumento no eleitorado que vota em Jacareí é de 5,91%.

Desse total atual, 146.997 eleitores fizeram a biometria e 24.853 não fizeram o cadastro, que em razão da pandemia de Covid-19 deixou de ser obrigatório para as eleições de 2020.  

PSTU abriu a temporada de convenções

O PSTU de Jacareí (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) abriu a temporada de convenções eleitorais deste ano. O partido oficializou o nome de Adilson dos Santos como pré-candidato a prefeito. ‘Índio’, como é conhecido, é operário metalúrgico. O também metalúrgico Nilson Ferreira Leite é o vice. A convenção do PSTU foi realizada no último dia 3, de forma virtual.  A chapa de concorrentes à Câmara Municipal tem três nomes.

PATRIOTA
O Patriota foi o segundo partido de Jacareí a confirmar seus escolhidos. Em convenção realizada no dia 7 de setembro, a legenda confirmou os nomes do pré-candidato a prefeito Sérgio Coutinho (Foguinho) e do vice, o advogado Ricardo Galhardi. O Patriota não terá coligações, e anunciou também que pretende abrir mão do uso de recursos do Fundo Partidário. 

PSOL
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) realizou sua convenção na sexta-feira (11) de forma virtual. O partido aprovou o nome da professora Suzete Chaffin, tendo como vice Pierre Fernandez, além de três pré-candidatos a vereador. Suzete foi candidata a prefeita em 2012. 

REPUBLICANOS
O Republicanos realizou sua convenção na quinta-feira (10), e confirmou o nome do ex-vereador Fernando Ramos, o Fernando da Ótica, como candidato a prefeito, tendo como vice Marcelo Bernardo. O partido não anunciou coligação e deverá ter até 20 candidatos a vereador.  

PV
Partido Verde (PV) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) realizaram convenção na sexta-feira (11) e confirmaram o ambientalista Will Mendes (PV) e do engenheiro Antônio Simões (MDB), respectivamente, pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições municipais. Cada partido deverá lançar até 20 candidatos a vereador. 

PSDB
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizou sua convenção no sábado (12). Com ele, os quatro partidos coligados também oficializaram candidatos a vereador e vice. O atual prefeito Izaias Santana (PSDB) é candidato à reeleição, tendo como vice a médica Rosana Gravena (DEM). A coligação PSDB, DEM, PSD, PL e Podemos confirmou que irá concorrer com 20 candidatos a vereador em cada partido.

PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou no sábado (12) o nome de Marco Aurélio de Souza como pré-candidato a prefeito, tendo como vice a assistente social Vera Lino (PDT), esposa do então vice-prefeito Davi Lino, falecido em 2007. Ex-prefeito de Jacareí entre 2001 a 2008, Marco Aurélio (PT) contará com o apoio dos partidos PT, PC do B, PDT e PSB, cada um com 20 candidatos a vereador. 

PTB
O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) realizou sua convenção no domingo (13), na Câmara Municipal. O vereador Arildo Batista (PTB) teve seu nome aprovado como pré-candidato a prefeito, tendo como vice a administradora Márcia Barbieri (PP). PTB, PP e Avante são os partidos da base de apoio à candidatura majoritária do grupo e lançarão até 20 candidatos a vereador. 

PSL
Convenção do PSL (Partido Social Liberal) homologou nome do empresário Fernando Cappelli para disputar Prefeitura de Jacareí. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (14), no auditório da Câmara Municipal. O pré-candidato a vice é o médico Irani Guillaumon, do mesmo partido. O PSL não fará coligação e lançará 20 candidatos à vereança. 

PRTB
O PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) também realizou na noite de segunda-feira (14) uma convenção virtual para a definição de seus candidatos. O PRTB aprovou como pré-candidato a prefeito o ex-vereador Maurício Haka, que terá como vice da chapa o Coronel Sorge, do mesmo partido. Haka disse ao Diário de Jacareí que ainda trabalha com a possibilidade de coligações. 

CALENDÁRIO
O período para registro das candidaturas segue até às 19h do dia 26 de setembro. A campanha eleitoral começará no dia 27 e se estenderá até a véspera das eleições, conforme legislação em vigor. 

As eleições municipais para a escolha de prefeito, vice e vereadores acontecem no dia 15 de novembro, das 7h às 17h. Como Jacareí possui menos de 200 mil eleitores, haverá um único turno de votação. 

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: